Terça-feira, 29 de Abril de 2025

Agronegócio Segunda-feira, 25 de Março de 2024, 08:09 - A | A

25 de Março de 2024, 08h:09 - A | A

Agronegócio / Exportações de carne

Fávaro destaca recorde de abertura de mercados

Batemos o recorde de abertura de mercados. Hoje completamos 100 novos mercados. São novas oportunidades de negócio em 49 países, diz o ministro



Assessoria

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, realizou visita aos estandes da Show Safra que está sendo realizada na cidade de Lucas do Rio Verde, na terça-feira (19), e comemorou a expansão de mercados no exterior para exportação de produtos do agro.
“Batemos o recorde de abertura de mercados. Hoje completamos 100 novos mercados. São novas oportunidades de negócio em 49 países. Retomamos as parcerias comerciais no exterior e aumentamos as perspectivas para o setor”, informou Fávaro.
Ainda, o ministro Carlos Fávaro anunciou a habilitação da planta frigorífica da BRF para exportação de carne de aves para o Reino Unido.
Neste mês, seis frigoríficos de Mato Grosso foram habilitados para vender carnes à China, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Os envios serão realizados por três empresas. Os frigoríficos autorizados ficam nas cidades Colíder, Várzea Grande, Diamantino, Confresa, Alta Floresta e Pontes e Lacerda.
Com as novas habilitações, já são 14 frigoríficos no Estado com autorização para a transação comercial. "Estamos trazendo hoje uma novidade. Botamos de volta o pé na Europa. O Brasil lidera a comercialização de carne no mundo, quase 40% do consumo de carne de frango no mundo é produzido aqui no Brasil. Temos potencial para crescer ainda mais”, pontuou o ministro.
A planta frigorífica também voltou a ser habilitada para exportação da China. “A BRF de Lucas do Rio Verde estava com sua habilitação de exportação para China suspensa. Com a ajuda do presidente Lula, que fez a interlocução de alto nível, nós entramos com muito trabalho e dedicação, para ampliar as oportunidades de negócio aqui”, explicou o ministro Fávaro.
Também foi pautado pelo ministro Fávaro os avanços na certificação eletrônica para proteínas animais. “Isso vai superar a burocracia, vai ganhar tempo com as exportações brasileiras e vamos poder avançar ainda mais no mercado externo”, reforçou Fávaro. Está previsto, ainda, o desenvolvimento de uma certificação digital para a exportação de grãos, para ajudar o setor.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]