Quinta-feira, 15 de Outubro de 2026

Agronegócio Sexta-feira, 30 de Outubro de 2015, 00:00 - A | A

30 de Outubro de 2015, 00h:00 - A | A

Agronegócio /

FEBRE AFTOSA : Pecuaristas estarão liberados dia 1º para vacinar rebanho



Assessoria/ Sedec-MT

A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa começa no domingo, 1,e segue até o dia 30 de novembro. A campanha foi  lançada nesta quinta-feira, 29. A venda da vacina contra febre aftosa foi  liberada ontem em todas as revendas do estado.

Nesta etapa é obrigatória a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando. Estima-se que 28,5 milhões de animais sejam vacinados. A comunicação da imunização do rebanho pode ser feita até 10 de dezembro nos escritórios locais do Indea. A única exceção é para as propriedades localizadas no baixo pantanal, que tem até 15 de dezembro para fazer a comunicação.

Vinte e duas equipes do Indea irão acompanhar a vacinação em aproximadamente 800 propriedades localizadas em Cáceres, Pontes e Lacerda, Porto Espiridião e Vila Bela da Santíssima Trindade, municípios na região de fronteira com a Bolívia. Nesses municípios ainda será realizado o trabalho de educação sanitária em escolas rurais, com palestras que abordarão assuntos referente à sanidade animal e vegetal. Cerca de 550 pessoas devem ser atendidas no projeto desenvolvido pelo Instituto.

A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 2,25 em UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]