Assessoria/ Sedec-MT
A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa começa no domingo, 1,e segue até o dia 30 de novembro. A campanha foi lançada nesta quinta-feira, 29. A venda da vacina contra febre aftosa foi liberada ontem em todas as revendas do estado.
Nesta etapa é obrigatória a vacinação de todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando. Estima-se que 28,5 milhões de animais sejam vacinados. A comunicação da imunização do rebanho pode ser feita até 10 de dezembro nos escritórios locais do Indea. A única exceção é para as propriedades localizadas no baixo pantanal, que tem até 15 de dezembro para fazer a comunicação.
Vinte e duas equipes do Indea irão acompanhar a vacinação em aproximadamente 800 propriedades localizadas em Cáceres, Pontes e Lacerda, Porto Espiridião e Vila Bela da Santíssima Trindade, municípios na região de fronteira com a Bolívia. Nesses municípios ainda será realizado o trabalho de educação sanitária em escolas rurais, com palestras que abordarão assuntos referente à sanidade animal e vegetal. Cerca de 550 pessoas devem ser atendidas no projeto desenvolvido pelo Instituto.
A multa para quem deixar de vacinar o rebanho dentro do período da campanha é de 2,25 em UPF (Unidade Padrão de Fiscal) por cabeça de gado não vacinado. O produtor que atrasar a comunicação fica impossibilitado de emitir Guia de Trânsito Animal (GTA) por um período mínimo de 30 dias.








