Terça-feira, 29 de Abril de 2025

Artigo Segunda-feira, 08 de Julho de 2024, 08:22 - A | A

08 de Julho de 2024, 08h:22 - A | A

Artigo /

Alta Floresta, hoje, é a Capital do Nortão?

Há alguns anos atrás não se falava de silo em Alta Floresta. Agora não existe possibilidade de estatística ao se falar de silo nesta região



1. Alta Floresta e o Nortão

Alta Floresta, fundada em 19 de maio de 1976, por Ariosto da Riva, encontra-se no norte do Estado de Mato Grosso, região batizada com o termo o “Nortão”.

Hoje, para o habitante de Alta Floresta, existem bem nítidos dois Nortões: um do lado de cá do Rio Juruena, mais antigo, tradicional, nascido e crescido à sombra de Alta Floresta com cerca de onze cidades, por exemplo Carlinda, Nova Bandeirantes e Colider; o outro Nortão, do lado de lá do Rio Juruena, com cerca de cinco cidades, por exemplo Colniza e Aripuanã, sem nunca ter tido nenhuma comunicação com Alta Floresta, nascido e crescido à sombra de Juína e Cuiabá. É necessário notar que, no Nortão do lado de cá do Rio Juruena, existem duas cidades: Carlinda e Paranaíta, as duas mais próximas de Alta Floresta, que nasceram, cresceram e atingiram nível de excelência: uma, Paranaíta, na área de medicina, enquanto a outra, Carlinda, na área de silos.

A ponte sobre o Rio Juruena, de 1.300 m, que está sendo construída, é o instrumento, ou melhor o monumento histórico e marcante que extinguirá, para sempre, a existência do dois Nortões, fazendo nascer, pela primeira vez, o verdadeiro Nortão, que até hoje só existiu nos papeis e na história.

2. A Alta Floresta de Hoje

Alta Floresta atualmente é um território que, de um lado, com suas onze cidades, se estende de Alta Floresta até o Rio Juruena e, de outro lado, de Alta Floresta até a BR-163, em Nova Santa Helena, não abrangendo Sinop, ao sul. Os relacionamentos de Alta Floresta com as cidades do Nortão (do lado de cá do Rio Juruena) assemelham-se aos relacionamentos da mãe com os filhos: desde o nascimento, apesar das diferenças substanciais, quase tudo lhes veio de Alta Floresta; são filhos da mesma mãe.

Alta Floresta atualmente beirando os 90.000 habitantes, mas segundo o IBGE com 56.450 habitantes, é uma das cidades do Brasil que mais cresce, (“Alta Floresta, hoje, deve ser a cidade do Brasil que mais cresce”, título de um artigo meu estampado no Jornal Mato Grosso do Norte, no dia 5 de outubro de 2022”), Alta Floresta é um fenômeno inexplicável, que vive a cada dia uma crise braba e violenta: a Crise do

Crescimento. Mas o pior é que este progresso não se consegue explicar escrevendo ou falando: só se explica vendo-o. Por isso, o Vice-Governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, em visita a Alta Floresta, no dia 20 de junho de 2024, dizia que aqui mora o progresso; suas palavras: “Aqui em Alta Floresta emana uma energia de evolução. Aqui está o progresso e a transformação social”. (Negrito nosso)
A seguir, prezado(a) Leitor(a), três motivos para me ajudar a tentar explicar-lhe um pouco o que acontece nos dias atuais em Alta Floresta: 1.º - as estradas; 2.º - os silos; 3.º - os loteamentos.

1.º - As estradas asfaltadas e sendo asfaltadas. Alta Floresta nos dias atuais tem estradas asfaltadas que a ligam a todas as cidades do Nortão (o Nortão do lado de cá do Rio Juruena) e mesmo para fora com os jatos da Azul de 118 lugares. Mas a loucura do progresso é tão extrema que, além das estradas asfaltadas, existem quatro que estão a todo vapor sendo asfaltadas; são elas: 1.ª – MT-325, com 35 quilômetros, de Alta Floresta ao Porto de Areia; 2.ª – Alta Floresta a Juara, a MT-325, que no total tem 294 km, dos quais 80 km de Alta Floresta a Juara e 46 km de Juara a Alta Floresta já estão sendo asfaltados; 3.ª – MT-206, de Paranaíta a Apiacás, com 125 km, já quase toda concluída, chegando em Apiacás; 4.ª – a MT-208, de Nova Monte Verde para a ponte do Rio Juruena, com 30 km inaugurados há pouco.

Confirmando o progresso que tomou conta de Alta Floresta e de seu Nortão, na área de construção de estradas asfaltadas está acontecendo, ou melhor, começou a acontecer, em Paranaíta, região de Alta Floresta e do “Nortão do lado de cá do Rio Juruena”, algo inédito em todo o Estado de Mato Grosso que é o seguinte: “Pela primeira vez, hoje, em todo o Estado do Mato Grosso, um município, que é Paranaíta, começou a construir, inteiramente com dinheiro próprio, uma estrada municipal”. (Notícia no jornal: Mato Grosso do Norte, 3 de junho de 2024, p.1 e 4 do jornal). Já foi iniciada a construção de 14 quilômetros entre a cidade de Paranaíta e o seu Assentamento São Pedro

2.º - Silos. Há alguns anos atrás não se falava de silo em Alta Floresta. Agora não existe possibilidade de estatística ao se falar de silo nesta região. Pipocam silos, a maioria imensos, em todo lado. Entre Alta Floresta e Carlinda, com a distância de 35 km, estão construindo mais três grandes silos. Em Carlinda, estão acabando de construir, juntos, cerca de dezesseis silos grandes; são tantos e tão juntos que não conseguimos contar o número exato deles. Está normalizando o hábito de cada fazenda ter seu silo. A capacidade e formato dos silos às vezes são espantosos de tão grandes que são. Há silos, como o chinês GNI de Carlinda que na época da colheita da soja ou do milho deve receber, nos dias de pico, umas 600 ou mais carretas por dia vindas de todo lugar do Brasil. Não é possível falar-se de silo sem acrescentar carreta.

Na época da colheita, estrada aqui virou desfile interminável de carretas. A maioria, aqui na região, é de carretas imensas; na estrada são de assustar. Por aqui já começam a aparecer os “triminhões” da região da cana de Ribeirão Preto. Estrada, conforme o dia e a hora, não é mais lugar de carro.

3.º - Loteamentos. São tantos e de todos os tamanhos, em toda parte que a gente não consegue mais ter o número exato deles. Existem na zona urbana e na zona rural. Alguns, como o Loteamento Buriti, já tem idade: existe há anos, talvez uns seis anos, já tem cerca de cinco mil ou mais habitantes e continua crescendo; acabou de fazer novo prolongamento e novo loteamento. No Loteamento Buriti uma empresa está oferecendo 23 torres de quatro andares cada uma. Outro loteamento chamado Parque das Castanheiras, no centro de Alta Floresta, de 12 blocos de apartamentos, todos de quatro andares cara um.

3. Conclusão

O título deste artigo é: “Alta Floresta, hoje, é a Capital do Nortão?”

Pelo que este artigo conseguiu apresentar-lhe, prezado(a) Leitor(a), Alta Floresta, desde seu nascimento, durante toda sua história até hoje, é a mãe ou o sol que fez e faz nascer e crescer o Nortão (do lado de cá do Rio Juruena). Em assuntos federais, por efeito de legislação, pode depender de Sinop. Mas concluindo, a capital do Nortão (do lado de cá do Rio Juruena), que se encontra em tudo e sempre deste Nortão, é Alta Floresta. Conclusão: a capital do Nortão é Alta Floresta.

Prof. Dr. José Antonio Tobias - Diretor das Faculdades de Alta Floresta

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]