Professor. Dr. José Antonio Tobias
São 29 (vinte e nove) quilômetros! Só 29! E é de asfalto de rodovias estaduais de Vossa Excelência. É de Alta Floresta até a ponte sobre o Rio Santa Helena, no caminho para Nova Monte Verde. É a Rodovia MT-208. Aliás, Parabéns ao Sr.! O asfaltamento de Vossa Excelência para Nova Monte Verde está rápido e é uma obra de arte. Faz a gente orgulhar-se do Estado de Mato Grosso.
Mas, voltemos aos conhecidos e famigerados 29 quilômetros, acima referidos; estão totalmente abandonados, tanto que tenho certeza de que Vossa Excelência não está sabendo da situação de abandono: o capim e o mato passaram por cima do acostamento. Os buracos, sem serem tampados há anos, tornaram-se crateras fundas e perigosas; em cerca de quatro lugares tomaram conta das duas pistas com crateras de dois ou três palmos de fundura, praticamente impedindo o trânsito. Passo ali poucas vezes; a semana atrasada vi uma carreta de toras caída num precipício ao lado de um dos quatro lugares já sem asfalto; semana passada vi outra carreta de madeira mergulhada ao lado de outra passagem de asfalto, já só de buracos abrangendo as duas pistas. Eu mesmo, há pouco, perdi um amigo, morto por causa de buracos nesta mesma estrada. E o pior deixou uma filinha de três anos que adorava o pai, meu amigo morto, e agora não para de chamar: “Cadê o papai?”
Hoje e já faz anos, Alta Floresta e região somos uma cidade e região, politicamente órfãs.
Senhor Governador, tenho certeza, dizia eu, de que Vossa Excelência não sabe do longo e mortífero absurdo dos 29 quilômetros da MT-208. Por que? Pelo seguinte motivo:
Hoje e já faz anos, Alta Floresta e região é uma cidade, politicamente órfãs.
Nosso deputado, há anos, sumiu. Como dizem os políticos, companheiros de Vossa Excelência, hoje, somos uma cidade e região “sem representantes”. E infelizmente acho que estão certos.
Por isso, nossa única esperança e salvação é Vossa Excelência. Não temos mais para quem apelar.
Assim sendo, em nome de nosso esquecido povo e dos muitos votos que Vossa Excelência teve em Alta Floresta e no Nortão, mande tampar as crateras e buracos e arrumar os 29 quilômetros da MT-208, de Alta Floresta até o Rio Santa Helena, no caminho para Nova Monte Verde!
Antecipadamente, três vezes obrigado e que Deus lhe pague!
José Antonio Tobias é diretor da Faculdade de Alta Floresta