Quinta-feira, 08 de Outubro de 2026

Atualidades Sexta-feira, 02 de Outubro de 2026, 09:31 - A | A

02 de Outubro de 2026, 09h:31 - A | A

Atualidades / Começa a Piracema

A pesca está proibida em Mato Grosso

A restrição ocorre durante o período de reprodução dos peixes, quando as espécies se deslocam pelos rios para desovar

iStock

Pesca está proibida até no final de janeiro de 2027

Pesca está proibida até no final de janeiro de 2027



Reportagem/ Mato Grosso do Norte

A piracema começa nesta quinta-feira, 1º em Mato Grosso. Durante o período de defeso, a pesca amadora e profissional fica proibida nos rios das bacias do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins até 31 de janeiro de 2027.

A restrição ocorre durante o período de reprodução dos peixes, quando as espécies se deslocam pelos rios para desovar.

A pesca de subsistência, destinada à alimentação da própria família, é permitida dentro das regras estabelecidas pela legislação. A atividade deve ser realizada de forma desembarcada e sem finalidade comercial.

Cada pescador pode retirar até três quilos de pescado por dia ou um único exemplar, independentemente do peso. Também devem ser respeitados os tamanhos mínimos de captura e as espécies cuja pesca é proibida.

Pescadores profissionais e estabelecimentos comerciais que possuem pescado de rio, iscas vivas ou peixes ornamentais armazenados devem declarar os estoques até segunda-feira, 5.

A exigência se aplica a locais como peixarias, frigoríficos, restaurantes, hotéis, entrepostos e outros estabelecimentos comerciais. Devem ser informados os peixes frescos, resfriados ou congelados que estavam armazenados no início do período de defeso.

No caso de pessoas físicas, a declaração de estoque será aceita somente de pescadores profissionais que apresentarem a Declaração de Pesca Individual (DPI) em seu próprio nome. O documento também deve indicar o local onde o pescado está armazenado, com endereço, município e formas de contato.

A falta de declaração do estoque dentro do prazo pode resultar na apreensão do pescado e dos equipamentos, além da aplicação das demais penalidades previstas na legislação ambiental.

Denúncias- Denúncias de pesca ilegal e outros crimes ambientais podem ser encaminhadas à Sema pelos telefones (65) 3613-7398 e (65) 98153-0255.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]