Dionéia Martins/ Mato Grosso do Norte
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) divulgou a lista dos classificados para o Festival de Robótica e Mostra Científica, que será realizado entre os dias 13 e 15 de novembro, em Cuiabá. No total, 42 projetos foram selecionados nas categorias Robótica de Torneios e Mostra Científica.
Entre os classificados, a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Alta Floresta conquistou duas vagas. Na categoria Robótica de Torneios, a Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Júnior garantiu participação com um projeto orientado pela professora Magali Gonçalves dos Santos Nogueira. Já na Mostra Científica, a Associação É Possível Ser Feliz, de Paranaíta, foi a selecionada, sob orientação da professora Creslaine Vallini da Silva Mota.
O evento é dividido em duas modalidades. Na Mostra Científica, participam alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, que apresentam soluções criativas para problemas reais. Já na Robótica de Torneios, destaque para a competição internacional FIRST LEGO League Challenge (FLLC), destinada a estudantes de 9 a 15 anos. Nessa prova, as equipes programam e constroem robôs com kits LEGO Spike Prime para cumprir desafios específicos.
As 20 escolas selecionadas para a categoria Robótica de Torneios receberão R$ 10 mil cada, para investimento exclusivo em itens relacionados à competição, como o tapete oficial da temporada, taxas de inscrição e despesas logísticas.
Na Escola Jayme Veríssimo de Campos Júnior, a conquista foi motivo de comemoração. A professora Magali Nogueira destaca o entusiasmo dos alunos. “Os estudantes são muito participativos e engajados. Cada um contribui com suas habilidades — seja na programação, montagem ou liderança. Isso deixa as aulas mais atrativas e o aprendizado mais dinâmico”, afirmou.
O projeto da escola é desenvolvido tanto nas aulas eletivas quanto no Clube de Protagonismo. A preparação para o torneio exigiu dedicação e superação de desafios, como a limitação do número de integrantes.
Essa será a primeira vez que a Escola Jayme Veríssimo participa do Festival de Robótica. Ela também fez questão de agradecer o apoio recebido. “O nosso coordenador Romário sempre nos incentivou e nos informou sobre essa oportunidade. Além disso, o professor e orientador de área, Mauver, tem sido um parceiro fundamental no desenvolvimento do projeto. ”