Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024

Atualidades Terça-feira, 01 de Novembro de 2022, 09:27 - A | A

01 de Novembro de 2022, 09h:27 - A | A

Atualidades / Falecimento

Bispo Dom Gentil morre aos 82 anos em Sinop

Bispo emérito estava internado em UTI de hospital em Sinop



Nesta segunda-feira, 31, o bispo emérito, Dom Gentil Delazari, que estava internado em uma UTI do hospital Santa Antônio em Sinop, faleceu aos 82 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada, mas a saúde do bispo estava debilitada. Dom Gentil tem vasto trabalho na vida sacerdotal, com 54 anos de serviços prestados à igreja como religioso.

Foi ordenado padre em 1968 em Relvado (RS) e  bispo em março de 1994 em Lageado também no Rio Grande do Sul. Assumiu a diocese Sagrado Coração de Jesus em Sinop em janeiro de 1995.  E responsável pela construção foi da Catedral de Sinop, inaugurada em 2007.

Ex-presidente da CNBB Regional Oeste, Dom Gentil foi o segundo bispo diocesano de Sinop, sucedendo Dom Henrique O bispo diocesano, Dom Canisio Klaus, divulgou uma nota em nota lamentando a morte de Dom Gentil, e agradecendo a Deus por todo o trabalho, dedicação e entrega generosa deste Servo de Deus e Missionário, por 21 anos na Igreja Diocesana e 6 anos como Bispo Emérito.

O sepultamento, na Cripta da Catedral, está marcado para acontecer às 17horas desta terça-feira.

O governo de Mato Grosso divulgou nota lamentando o falecimento, através do governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes, divulgou nota lamentando o falecimento. 

Veja a noto do governo de Mato Grosso

O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do Bispo Emérito Dom Gentil Delazari de Sinop, na noite desta segunda-feira (31.10), no Hospital Santo Antônio, onde estava internado.

Dom Gentil conduziu a Diocese de Sinop por 21 anos e por seis anos permaneceu como Bispo Emérito.

“Foi com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento do bispo Dom Gentil Delazari. Um homem generoso e de fé, que conduziu a Diocese de Sinop com presteza e sabedoria. Que Deus conforte o coração de todos os familiares, fiéis e amigos nesse momento de dor e tristeza”, lamentaram o governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virginia Mendes.

O velório está sendo na Catedral Sagrado Coração de Jesus, onde haverá uma Santa Missa, às 10h, e às 17h será celebrada a Missa de Exéquias, seguida do sepultamento na Cripta da Catedral.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]