Ilson Machado
Mato Grosso do Norte
A Diretoria Regional de Educação de Alta Floresta – DRE- publicou um edital para o preenchimento de duas vagas disponíveis para militares que estão na reserva, que queiram atuar na área Educacional na Escola Cívico -Militar Cecília Meireles, no bairro Cidade Bela.
Desde que a instituição de ensino foi alterada para Cívico Militar, foram aberta 5 vagas para reservistas, mas de acordo com Claiton Perim, diretor da DRE, somente uma vaga foi preenchida. Agora com edital em aberto a DRE aguarda a manifestação de candidatos aptos a se inscreverem. Ainda há também duas vagas a serem ocupadas por oficiais da reserva.
“Para os oficiais é necessário o curso superior. O nível 01 vai trabalhar como vice-diretor, já o nível 02 vai trabalhar como coordenador de disciplina fazendo uma mediação entre os monitores, inspetores e a direção civil oficiais”, disse Claiton.
O diretor da DRE, disse que foram atendidas por parte do governo, solicitações a transformação de mais três escolas na jurisdição da DRE de Alta Floresta em Cívico Militar.
As escolas são a Tancredo de Almeida Neves de Carlinda, a Escola Mário Correia de Paranaíta e a Escola Nova Canaã de Nova Canaã do Norte. O processo de transformação é o mesmo que ocorreu com a Cecília Meireles da Alta Floresta.
“Elas foram contempladas, saiu o Edital, mas quem vai decidir pela mudança, se aceitam ou não, são os pais e alunos maiores de 16 anos. Nos agora cabe explicar aos pais e alunos qual é atuação de uma escola que adere a esse novo formato de Educação, porque existem muitas dúvidas sobre o que é escola Militar e escola Cívico- Militar”, observa o diretor da DRE.
Claiton fez um apelo aos militares da reserva que são das localidades onde as escolas foram contempladas, que queiram se inscrever para as vagas, podem entrar no site e fazer a inscrição.
“No momento da inscrição vai aparecer somente Alta Floresta, mas podem se inscrever. As escolas contempladas não vão poder ser visualizadas lá no edital. Se o candidato faz parte do seletivo passa por uma formação a ser feita na DRE”, explica.