A Empresa de Energia São Manoel (EESM) iniciou, na quarta-feira, 21, as atividades de construção do sistema de abastecimento de água na Gleba São Benedito, região rural, localizada na porção sul do município de Jacareacanga (PA), próximo a cidade de Paranaíta (MT). A benfeitoria abastecerá o conjunto de edificações para a região que está previsto no acordo de compensação firmado entre EESM, Prefeitura de Jacareacanga e representantes da Associação de Agropecuaristas da Gleba São Benedito (Agrodito).
Nesta mesma data, a São Manoel entregou duas máquinas (pá carregadeira e motoniveladora) ao representante da Agrodito Valdir Mumbach e ao diretor fundiário da Prefeitura Municipal de Jacareacanga Claudionor Faleiro. Outros equipamentos ainda integrarão a patrulha mecanizada, como uma escavadeira hidráulica e três caminhões, sendo dois do tipo basculante e um com carroceria de plataforma.
As obras na Gleba São Benedito incluem a entrega de uma escola com quadra poliesportiva coberta, um posto médico, um alojamento destinado aos professores e profissionais de saúde. Além disso, a construção de um acesso ao terreno, um sistema de geração de energia elétrica e o cercamento das edificações também estão previstos.
De acordo com o engenheiro civil Henrique Miyabara, a expectativa é que as obras sejam entregues até o final de julho de 2017. O novo terreno possui cerca de 22 mil m² e está situado nas proximidades da atual Escola Rural Getúlio Vargas.
“Inicialmente vamos definir o local de perfuração do poço artesiano profundo e a posição das edificações no terreno”, afirmou Miyabara. Ao todo, quase R$ 3 milhões serão investidos na Gleba São Benedito por meio do Programa de Reforço à Infraestrutura e aos Equipamentos Locais da UHE São Manoel.