Quarta-feira, 19 de Junho de 2024

Atualidades Sábado, 18 de Maio de 2024, 17:18 - A | A

18 de Maio de 2024, 17h:18 - A | A

Atualidades / Meio Ambiente

Futuro em pauta

ICV faz aniversário e lança plano de metas rumo a 2030



Reportagem/ ICV

Mato Grosso é central para a economia do país por conta da produção de grãos. Porém, seu potencial econômico não se traduz em uma equivalente distribuição de renda e segurança alimentar.
Enquanto os modelos de produção influenciam outros estados e até mercados internacionais, as soluções de sustentabilidade do uso da terra também podem ser replicadas.
Tendo esse contexto em mente, o Instituto Centro de Vida (ICV) lançou em abril um ambicioso plano de metas intitulado “Visão 2030”
O foco é a busca de ferramentas para o enfrentamento, mitigação e adaptação da crise climática que, em seu exemplo trágico mais recente, deixou estragos por todo o território do Rio Grande do Sul.
O documento, que marcou as comemorações dos 33 anos de atuação da entidade no segmento socioambiental de Mato Grosso, tem seus objetivos estruturados a partir de três direcionadores estratégicos.
O primeiro está ligado ao fortalecimento de princípios democráticos para a garantia da governança ambiental no Brasil. Conduzir esforços pela promoção da justiça climática e do protagonismo de populações locais também é uma das prioridades destacadas. E a preservação dos serviços ecossistêmicos, que é o último direcionador, trata da conservação ambiental e da transição para sistemas alimentares mais saudáveis, justos e regenerativos.
Estado-chave - Para a diretora executiva do ICV, Alice Thuault, a diversidade de povos e biomas torna Mato Grosso um estado-chave não só para o monitoramento dos desafios, mas também para soluções locais que podem ser replicadas de forma global.
“A Visão 2030 é uma forma de a gente planejar e medir a nossa ação. Mostrar o que fazemos, o quanto estamos transformando e como criamos soluções replicáveis. Já que a nossa missão é construir soluções compartilhadas para o uso sustentável dos recursos naturais”, disse Thuault.
Histórico - Fundado em meio às discussões sobre a ECO-92, o ICV nasceu no bojo dos debates relacionados ao impacto humano sobre o meio ambiente e a necessidade da preservação ambiental.
Com escritório em Alta Floresta, parte das ações do ICV foram e são materializadas neste município. A Rota Local, que liga a agricultura familiar aos mercados consumidores, e a Rede de Produção Orgânica da Amazônia Mato-grossense (Repoama) são alguns exemplos destas ações.
A partir destas experiências locais, os direcionadores se concretizam em ações que podem ser expandidas para outros contextos. E garantem a possibilidade de um futuro com soluções compartilhadas não só para Alta Floresta, mas em nível global para os desafios dos próximos anos.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]