Natalia Emanoela Varela
Mato Grosso do Norte
A OAB (Ordens dos Advogados do Brasil) de Alta Floresta, trouxe neste último final de semana, o 1° encontro da Advocacia Previdenciária, que abordou o tema: “Como ter sucesso no Processo Administrativo Previdenciário e Indicadores do CNIS”.
O curso realizado na OAB 8° Subseção de Alta Floresta, com inscrições por link, mais entrada de um quilo de alimento não perecível, teve duração de oito horas, com início na sexta-feira, 25, das 18h às 22h e encerrando no sábado, 26, das 08:30h as 12:30h, trazendo instruções fundamentais para advogados e acadêmicos que tem interesse na área.
O curso contou com palestras de dois advogados especializados no ramo, Mestre Washington Barbosa e Doutora Ana Rita Bodot, que debateram várias questões com a turma ali presente e com a comissão de advogados do município. “Por meio das redes sociais, principalmente pelo Instagram, sempre acompanhamos o trabalho do Doutor Washington e da Doutora Ana, fizemos o convite, eles aceitaram participar e em seguida o nosso projeto foi aprovado pela ESA”, explica Maria Luiza Borges, organizadora.
Maria Luiza é formada em Direito, especializada em Direito Previdenciário e Processo Civil, também Coautora do livro Mulheres no Direito II e coordenadora do livro Mulheres no Direito Previdenciário. Atua desde 2017, sendo exclusivamente no previdenciário a três anos e esteve à frente para a realização do evento.
De acordo com Maria Luiza, não foi possível realizar os encontros e palestras presenciais por conta da pandemia do COVID-19 nos últimos anos. E neste meio tempo, houve muitos avanços da parte digital, o que impactou a Advocacia Previdenciária. Diante dessas mudanças é necessário buscar novas qualificações para se encaixar na nova realidade.
É importante o cidadão sempre buscar a assessoria
Ela ainda conta que o objetivo do curso é a qualificação dos advogados providencialistas da região, pois segundo ela, a OAB Mato Grosso é recente, visto que o acordo de cooperação técnica é de maio deste ano. Desse modo, a adesão é mínima e poucos advogados utilizam a plataforma. Tendo a necessidade de apresentar e auxiliar o uso da nova plataforma, na expectativa de aumentar o número de usuários e conseguir mais benefícios com a utilização da ferramenta, devido a limitação existente, em comparação aos outros estados que tem uma alta demanda por ser mais utilizada pelo programa.
A palestrante Ana Rita Bodot falou sobre a importância dos advogados buscarem conhecimento sobre este tema. “É um prazer trazer esse enriquecimento do Direito Previdenciário para a classe de advogados de Alta Floresta, um trabalho que podemos estar ajudando as pessoas a alcançar os melhores benefícios”, agradece a Doutora Advogada Presidencialista, também coautora do livro Mulheres no Direito Previdenciário, atuante em Curitiba e São José dos Pinhais que aceitou o convite para palestrar em Alta Floresta.
Washington Barbosa, Mestre em Direitos das Relações Sociais e Trabalhistas, experiente na iniciativa pública e privada, informa que é importante o cidadão sempre buscar a assessoria de uma pessoa especializada para melhor analisar a situação e administrar o melhor benefício de maneira adequada.
“O que eu mais gosto de fazer é escrever, de poder estar na academia dando aulas e tendo este contato com as pessoas, por que não existe remuneração maior do que o reconhecimento de um aluno ou de uma palestra”, expressou o palestrante.
Lourdes Volpe Navarro, Presidente da OAB de Alta Floresta, também ressaltou a importância de buscar o conhecimento sobre as novas áreas. “Um curso muito proveitoso, com ótimos palestrantes, vários debates sobre o tema e ainda com certificado garantido pela ESA aos que se inscreveram para participar”, disse.