Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025

Atualidades Terça-feira, 02 de Dezembro de 2025, 09:45 - A | A

02 de Dezembro de 2025, 09h:45 - A | A

Atualidades / Alta Floresta

Vitória em campeonato latino-americano qualifica equipe de Alta Floresta para Mundial no México

Com diferença de apenas um décimo para o segundo colocado, grupo de MT garante vaga no México e busca apoio para custear a viagem



Assessoria

Mais uma vez a Equipe de Danças Urbanas do Expressão Centro de Artes traz um troféu para casa. Cassiane Leite e seus alunos acabam de retornar de Mendoza, na Argentina, onde conquistaram o terceiro lugar do nível Master no campeonato Universal Dance Latino-americano.

  A Arena Maipú, palco dessa disputa, recebeu 81 grupos oriundos de cinco países da América Latina que apresentaram mais de 450 coreografias de diversas modalidades, em especial de Danças Urbanas, estilo considerado destaque do evento. Na noite do domingo, 23 de novembro, a equipe de 11 bailarinos foi calorosamente aplaudida e se submeteu à rigorosa avaliação dos jurados, que atribuíram 85,4 pontos à equipe alta-florestense, ficando a apenas um décimo da segunda posição (85,5) e sete décimos do primeiro lugar, que somou 86,1 pontos.  

Cassiane Leite, professora e coreógrafa, celebrou a trajetória de sua equipe e destaca suas conquistas: "nossa jornada começou com a vitória em 2023 no Festival de Dança de Tabaporã-MT, que nos classificou para o CBDD Kids 2024 em Goiânia e foi lá que conquistamos a vaga para o Latino-americano. Agora nós avançamos para o Intercâmbio Cultural em Florianópolis e o Campeonato Mundial em Cancún, no México", comentou Cassiane.   Além da competição, o evento proporcionou diversas opções de formação técnica aos participantes, como os workshops de Jazz Contemporâneo com Pamela Frank e de Danças Urbanas com Nico Blanzari, que as professoras Cassiane e Luiza Amaral agregaram ao currículo.  

Mesmo sem patrocínio e sem ter conseguido apoio do poder público, Cassiane acredita que a conquista recente atesta o alto nível técnico de sua equipe: "é uma vitória que nós e as famílias dos alunos custeamos com recursos próprios, mas eu acredito que esse pódio aumenta a nossa visibilidade e que nossos próximos pedidos de apoio terão maior chance de aprovação. Vamos continuar na luta para melhorar as políticas culturais", destacou a professora.  

Os próximos eventos serão realizados em junho e outubro de 2026 e, segundo Cassiane, exigirão intensa preparação, dando início ainda neste ano à criação artística, seleção dos bailarinos, preparação física e temporada de ensaios.  

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]