por Eduardo Rocha
Auto Press
A Jeep apresentou oficialmente a nova geração do SUV Compass. A novidade chega ao mercado europeu no segundo semestre de 2025, mas só deve chegar ao Brasil em meados de 2026. Adotando uma estratégia comum pelo setor de marketing dos fabricantes, as imagens foram vazadas dias antes da liberação oficial do release, o que ajudou a chamar a atenção para o modelo.
O SUV vai adotar uma estética mais robusta e será construído em uma plataforma totalmente nova, a STLA Medium, e receberá várias opções mecânicas, incluindo variantes híbrida leve, híbrida plug-in e 100% elétrica. As imagens trazem várias configurações do modelo. A versão 100% elétrica recebe um emblema “e” na tampa do porta-malas explicita, enquanto a versão híbrida tem identificação “4Xe”. Na versão de acabamento Overland, o veículo traz a frente em preto e um para-choque dianteiro bem proeminente. As entradas de ar na parte inferior, fechada na versão elétrica e aberta nas híbrida e a combustão, deixam claro a motorização usada.
No interior, o novo Compass traz uma grande tela central para central multimídia colocada acima de uma fileira de botões físicos e um botão giratório. O console central e o tablier adotam detalhes de acabamento em alumínio e madeira, enquanto os bancos em couro com pespontos contrastantes e um teto panorâmico duplo reforçam o caráter premium. O head-up display, ausente nas gerações anteriores, também se destaca.
O design exterior adota linhas mais limpas e silhueta mais quadrada, seguindo o estilo do Jeep Avenger. Possui para-lamas bem definidos, luzes led finas e entradas de ar mais finas nos para-lamas. Os típicos para-lamas em trapézio trazem grossas molduras em plástico preto e reforçam a imagem de robustez, enquanto as saliências curtas, tanto dianteiras quanto traseiras, conferem-lhe um visual mais ágil e moderno.
Uma das novidades mais importantes é mesmo a incorporação da plataforma STLA Medium do grupo Stellantis, compartilhada com modelos que já chegaram ao mercado, como o Peugeot 3008, Opel Grandland e Citroën C5 Aircross. A Jeep, no entanto, imprimirá sua marca off-road, especialmente nas versões superiores. Espera-se uma gama mecânica composta por opções híbridas convencionais, híbridos plug-in e versões elétricas com tração nas quatro rodas. Com base em dados do Peugeot e-3008, a variante elétrica do Compass pode atingir até 321 cv com baterias de 73 e 97 kWh.
A produção do Jeep Compass 2026 começará na Itália no final de 2025. Embora a versão para os Estados Unidos tenha sido planejada para começar a ser fabricada no Canadá a partir de 2026, as tarifas sobre as importações impostas por Donald Trump levaram a atrasos nesse planejamento. No Brasil, o modelo será produzido na fábrica de Goiana, em Pernambuco, para chegar ao mercado em 2026. A motorização GSE 1.3 Turbo deve ser mantida, mas associada a um câmbio de dupla embreagem e-DCT, acoplado a um motor elétrico.