por Elkin Chávez
Autocosmos.com/Colômbia
Exclusivo no Brasil para Auto Press
Os SUVs médios têm sido o alvo preferencial das marcas no mercado de eletrificados no Brasil. A lista é enorme: GWM Haval H6, BYD Song Plus, Chevrolet Blazer EV, Toyota RAV4, Omoda E5, Volvo XC60... É um segmento que oferece uma boa margem de lucro e bastante visibilidade. E é essa trilha que a GAC Motors pretende seguir com o modelo GS4. Em outros mercados, ele é conhecido como Emkoo, mas por conta da mentalidade de 5ª série do consumidor brasileiro, a fabricante decidiu rebatizar o SUV com um nome menos propenso a duplos sentidos. Na Colômbia, onde foi avaliado, ele usa mesmo a designação original, Emkoo.
A GAC, ou Guangzhou Automobile Company, é uma fabricante fundada em 1997 e atualmente é distribuída para mais de 70 países. Nessa chegada ao Brasil, no entanto, a ideia é ter um line-up consistente, com pelo menos três modelos elétricos e quatro híbridos ou a combustão. O GS4 traz uma proposta estética que foge do atual lugar-comum do design, principalmente entre os SUVs/crossovers. As linhas são vanguardistas e bem definidas, o que lhe confere identidade própria.
A frente traz uma grelha sem moldura com 12 barras de cada lado, dispostas em V. O conjunto é complementado por unidades de led, o que lhe confere uma aparência que evoca tanto agressividade como esportividade. A carroceria é composta por formas robustas, em ângulos geométricos, como se fossem lapidadas. A vista lateral revela vincos marcados no capô, que dão mais destaque ao compartimento do motor. Por outro lado, a partir do prolongamento do conjunto ótico se projeta uma linha de cintura alta que se conecta com a área traseira. O teto finaliza com um enorme aerofólio.
As colunas dianteiras em preto brilhante reforçam a ideia de teto flutuante, o que dá dinamismo ao conjunto. Detalhes como barras de teto integradas em cinzento acetinado, maçanetas escamoteáveis, rodas de liga leve aerodinâmicas e em cinzento mate de 18 polegadas, com pneus 235/60. A traseira é bastante inclinada e as lanternas em forma de bumerangue ocupam a coluna traseira e avançam pela lateral. O para-choque traseiro inclui difusores bem definidos e escape laterais com design vertical.
As dimensões do GS4 são típicas de um SUV médio, com 4,68 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,67 m de altura e 2,75 m de entre-eixos – medidas semelhantes às do Chevrolet Equinox. O híbrido da GAC permite oferecer um porta-malas com grande capacidade de carga, de 638 litros.
Por dentro, o GAC GS4 foge do minimalismo extremo, comum em marcas chinesas, e busca conciliar aspectos como conforto, funcionalidade e ergonomia. O SUV consegue garantir que cinco ocupantes desfrutem de muito espaço em todas as dimensões, com maior largura que os rivais no segmento. Mas como a linha de cintura é alta e o estofamento é escuro, principalmente na traseira, o interior fica um pouco sombrio. Um teto panorâmico deixaria a cabine mais iluminada.
A qualidade dos revestimentos é muito convincente e os acabamentos em couro sintético preto com costura contrastante dão um toque esportivo. O apoio e o conforto, principalmente nos bancos dianteiros, são muito alta; têm aquecimento e ventilação. Para ser consistente com a originalidade exterior, na cabine do GS4 traz botões específicos para abrir as portas, o seletor de marchas com detalhe central em acrílico ou o cilindro que suporta a tela flutuante de 10,1 polegadas da central multimídia, que suporta conexão sem fio Apple Car Play e conexão com fio, permite espelhar a tela de celulares Android
Entre os equipamentos, o GS4 inclui ar-condicionado automático, volante multifuncional, vidros elétricos de um toque, sensor de chuva, entrada e ignição sem chave, câmera de ré, sensores de estacionamento traseiros, assistente de partida/descida em subidas, painel de instrumentos LCD de 7 polegadas e freio de estacionamento elétrico. Na parte de segurança, ele tem seis airbags, sensores de estacionamento traseiros, câmera de ré e um pacote ADAS, com controle de cruzeiro adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma, leitor de placas de velocidade e assistente de faixa de rodagem, entre outros
O GAC GS4 é um híbrido movido por um motor a gasolina de 2.0 litros de 140 cv e 18,4 kgfm, com a assistência elétrica de um motor elétrico de 182 cv e 30,6 kgfm. Na combinação, são 237 cv com 30,6 kgfm de torque máximo. O conjunto é gerenciado por uma transmissão híbrida com três programas de direção: Eco, Conforto e Esporte.
O conjunto elétrico é alimentado por uma bateria de íons de lítio de 2,1 kWh autorrecarregável tanto pelo propulsor a combustão quanto pela frenagem regenerativa. Segundo a GAC, o GS4 é capaz de ultrapassar facilmente os 1.100 km e indica um consumo médio de cerca de 22 km/l. Na avaliação, de cerca de 300 km, o consumo médio foi de 19,4 km/l, o que é muito admirável para um SUV desse porte com motor de 2.0 litros. carro e que seu motor é de dois litros.
Impressões ao dirigir
Dinâmica refinada
Uma vez instalado no cockpit, o GS4 se mostra um carro agradável. A visibilidade frontal e o conforto, ergonomia e apoio dos bancos são muito bons, favorecidos pela altura do posto de condução. Já a retrovisão é ligeiramente prejudicada pela queda acentuada do teto e pela projeção da asa traseira. Em movimento, os modos Eco e Comfort liberam a potência do trem de força de forma discreta, embora não falte força, pois o torque instantâneo está sempre presente.
Já no modo Sport, a direção fica mais responsiva e até o peso do volante é alterado, para dar uma sensação mais completa de potência quando o acelerador é exigido. Isso torna a direção mais emocionante, mas compromete significativamente a autonomia. Os recursos de segurança disponíveis e ADAS oferecem total confiança na estrada e destacam-se pela boa capacidade de gerenciamento, pois há até a possibilidade dosar a frenagem regenerativa.
Outros destaques do GS4 são o isolamento acústico e a calibração correta da suspensão, McPherson dianteiro e multilink traseiro com barra de torção. O conjunto é capaz de tornar as viagens agradáveis e mostra bastante equilíbrio em pistas urbanas ou rodoviárias. A maioria das funções de bordo são reguladas a partir da tela central e o sistema tem uma alta velocidade de processamento. Uma facilidade é que na tela central há comandos fixos nas laterais e atalhos diretos na parte inferior da tela, que facilitam a regulagem de itens como ar-condicionado e volume do som.