por Luca Basso
Infomotori.com/Itália
Exclusivo no Brasil para Auto Press
O rebranding da Kia foi desencadeado há exatos dois anos. Na época, mereceu um novo logótipo, uma apresentação pirotécnica, a promessa de redesenhar seus veículos com linhas futuristas e vanguardistas e também declaração de intenção de apostar na mobilidade elétrica. Na ocasião, foi revelado o conceito do KIA EV9, um novo SUV com formas inovadoras que sintetizou todas essas ideias da empresa sul-coreana. A versão definitiva foi apresentada em março deste ano e agora começa a chega aos mercados europeus. Trata-se de um modelo 100% elétrico com dimensões gigantescas e um visual que esbanja personalidade.
Claramente, o que impressiona à primeira vista é o design único e singular do Kia EV9, muito diferente até dos modelos mais alardeados de outros fabricantes. Não há diferenças significativas em relação ao conceito de 2021: na verdade, o SUV mantém o estilo afiado e cúbico, começando pela dianteira onde a unidade ótica que se assemelha a um raio e a ausência da grade é valorizada – sendo elétrico, claro, não precisa do sistema de refrigeração clássico, embora o conjunto de baterias tenha um sistema de arrefecimento.
Na Kia estudaram bem o design do EV9 porque, apesar de grande e volumoso, denota linhas capazes de devolver uma aparência decididamente interessante e não monótona, tanto na lateral como na traseira. Destacam-se também as luzes traseiras que lembram um bumerangue de três pontas. Os pilares e parte do aerofólio traseiro em preto, em contraste com a cor do veículo, reforçam a sensação do teto flutuante. Destaca-se também os para-lamas salientes e as saias que contornam toda a carroceria. Por fim, as rodas com tamanhos de 19 a 21 polegadas trazem motivos bem futuristas.
O EV9 é um carro imponente. Em medidas reais, ele tem 5,01 metros de comprimento, 1,98 m de largura e 1,76 m de altura, com distância entre-eixos de generosos 3,10 m. Estas dimensões influenciam muito os ambientes internos. O SUV é capaz de acomodar até sete pessoas, com uma configuração 2-2-3 e ainda contar com porta-malas. Há um espaço entre os dois lugares da segunda fileira que permite que a poltrona gire 180º e se monte um pequeno lounge, como em limusines. A instrumentação no teto permite uma melhor distribuição do ar condicionado e todos os passageiros traseiros contam com saídas USB e podem desfrutar de muito espaço – a terceira fileira não é só para crianças.
Atrás do volante, por outro lado, há uma sensação de um painel moderno, mas seguindo de forma conservadora as atuais tendências. Ganha até um tom mais clássico pelo estofamento de couro reciclado de cor clara e pelo volante tradicional, com controles nos raios laterais. Uma única tela plana oferece o painel de instrumentos com 12,3 polegadas e a interface da central multimídia, também de 12,3 polegadas. Entre as duas, uma terceira tela, essa com 5,3 polegadas, para monitorar o ar-condicionado. Um problema é que está posicionada em um ponto cego, coberta pelo volante. A interação pode ser por toque na tela ou através de botões no console.
Todas as versões do Kia EV9 trazem bateria de 99,8 kWh, com arquitetura de 800 Volts, colocada sob os bancos, e aceita coluna de corrente contínua de até 205 kWh. Ela é capaz de render uma autonomia de até 595 km no ciclo WLTP (aproximadamente 418 km no ciclo InMetro) e pode recuperar 50% da carga em 15 minutos com carga rápida. Já em relação à motorização, há duas versões. A Earth terá um motor elétrico na traseira com 150 kW (204 cv) e 35,7 kgfm de torque e custa na Europa 76.450 euros (equivalentes a R$ 410 mil). Já a versão GT-Line chega com motores dianteiro e traseiro, que se combinam para render 283 kW (358 cv) e 61,2 kgfm de torque.
Impressões ao dirigir
Sem as mãos
O teste consistiu e, explorar as estradas que correm ao longo do Lago de Como, através da Estadual 36. Depois se estendeu até Ghisallo e então de volta ao ponto de partida. No total, foram apenas 100 km, mas bastante variados, com trechos rápidos e movimentados, rotas estreitas e sinuosas e inúmeros altos e baixos. Nesse trajeto, foi possível constatar o conforto agradável que o Kia EV9 oferece tanto ao condutor como aos passageiros, especialmente na versão de topo GT-Line.
Tudo no interior dá a ideia de tecnologia. A começar pelos espelhos retrovisores digitais. A central recebe imagens da câmera traseira enquanto os laterais são alimentados pelas câmeras instaladas nas portas dianteiras. O modelo está repleto de auxílios à condução e traz o novo sistema Highway Driving Pilot introduzido pela Kia, com assistência ao motorista de Nível 3.
Para atingir esse padrão de ADAS, o veículo é alimentado por 15 sensores no total e o carro se move como se estivesse em trilhos virtuais, com algumas tomadas de decisão, mas dependendo da estrutura da via e da presença do motorista – na União Europeia está disponível apenas em alguns países. E sistema inclui controle de cruzeiro adaptativo, assistente de permanência em faixa, prevenção de colisão de ponto cego, assistente de estacionamento inteligente remoto e assistente de prevenção de colisão de tráfego cruzado traseiro.
Levando em conta as medidas do Kia EV9e o peso, acima de 2,5 toneladas, a aceleração de zero a 100 km/h para a versão monomotor é de 9,4 segundos: se valendo da vantagem do caráter elétrico. Por outro lado, o sprint de zero a 100 km/h para a versão de dois motores é de 6 segundos, mas com a função Boost pode ser reduzido para 5,3 segundos. Além disso, exibe um empuxo feroz, mesmo nas subidas. Já a velocidade máxima é de 185 km/h.