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Carros / AutoPerfil

Invasão sem fim

A chinesa GAC chega ao Brasil e quer rivalizar com as conterrâneas já estabelecidas no mercado



por Eduardo Rocha

Auto Press                

Por mais de uma década, as marcas de automóveis chinesas eram vistas com certa condescendência no mercado brasileiro. Basicamente a folclórica JAC e a esforçada Chery. A primeira chegou a chamar a atenção quando chegou em 2011, com o aval do apresentador Fausto Silva, enquanto a Chery ganhou ficou um pouco mais encorpada após de associar à Caoa. Mas esse caldo engrossou na década de 2020 com a chegada de marcas maiores e mais agressivas, com BYD e GWM, seguidas por outras com atuação mais pontual, como Zeekr, Neta, Riddara, Omoda/Jaecoo e Polestar. E ainda estão chegando outras, como Geely, associada à Renault, e Leapmotors, ligada à Stellantis, entre outras. Existem nada menos que 40 marcas de origem chinesa. Por isso, dá para entender quando os executivos, enchem a boca para afirmar que a GAC é a sexta maior marca chinesa. A marca acaba de estrear oficialmente no Brasil, trazendo cinco modelos de uma vez e com uma estrutura composta de 33 concessionárias e 50 pontos de venda.                

A ideia da GAC é ter uma atuação ampla nos segmentos em que as marcas chinesas estão se consolidando no país. A gama é composta por um modelo híbrido, o crossover médio GS4, e quatro modelos 100% elétricos: o SUV médio Aion V, o crossover médio-compacto Aion Y, o sedã médio Aion ES e o crossover médio-grande Hiptec HT. Os preços começam nos R$ 169.990 do sedã Aion ES e vão até os R$ 349.990 do Hyptec HT na versão Ultra. Os modelos elétricos têm oito anos de garantia, enquanto o híbrido tem cinco anos. A pretensão da GAC é emplacar 8 mil veículos ainda em 2025 e pular para 29 mil em 2026. A ideia é produzir alguns modelos no Brasil e para ganhar agilidade a marca iniciou entendimentos para usar a estrutura da HPE, que monta modelos da Mitsubishi em Catalão, Goiás.  

Modelos lançados pela GAC no Brasil: GS4 – O crossover médio é o único híbrido na gama inicial da GAC. Ele combina um motor elétrico de 182 cv a um motor a combustão 2.0 de 140 cv, que opera no ciclo Atkinson, com potência combinada de 235 cv. A bateria de 2,1 kWh, recarregada por regeneração ou diretamente pelo motor térmico, funciona mais para reforçar o trabalho do motor a combustão do que para melhorar a eficiência. Segundo o InMetro, o GS4 percorre 14,1 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada – consome pouco mais que o BYD Song Plus e pouco menos que o GWM Haval 6.                

O GS4 tem 4,68 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,66 m de altura e entre-eixos de 2,75 m, com 638 litros de capacidade no porta-malas, expansível para 1.586 litros. O modelo vem com um pacote ADAS que contém controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, alerta de ponto cego e tráfego cruzado traseiro. Ele traz ainda painel digital de 10,25 polegadas e central multimídia com tela de 10,1 polegadas e ainda head-up display, teto panorâmico fixo, bancos com ajuste elétrico e carregador por indução. Com inicial é de R$ 189.990,00, na versão Premium e R$ 199.990 na Elite.  

Aion ES – O modelo é o primeiro sedã 100% elétrico que chega ao mercado brasileiro com preço abaixo de R$ 200 mil – custa exatos R$ 169.990. Com tem 4,81 metros de comprimento, 2,75 m de entre-eixos e porta-malas de 453 litros, ele tem apenas 136 cv de potência e 23 kgfm de torque, o que é pouco para seus 1.658 kg. Ele tem uma bateria de 55,2 kWh de capacidade que, segundo o InMetro, é capaz de fornecer autonomia de até 314 km com uma única carga.       

A suspensão é robusta e simples, com McPherson na frente e barra de torção atrás. Em relação a equipamentos, o sedã é também despojado. Tem um painel híbrido, com visor digital de 3,5 polegadas entre mostradores analógicos, rodas de liga leve, central multimídia com tela de 8 polegadas, sensor de estacionamento, airbags laterais, ar digital duplo, sensor de luz e chuva e ignição sem chave.  

Aion Hyptec HT – O crossover médio-grande 100% elétrico é o modelo de topo da GAC no Brasil. Com 4,94 metros de comprimento, 1,92 m de largura e entre-eixos de 2,94 mm, tem capacidade nos compartimentos de bagagem (somados porta-malas e frunk) de 725 litros. São duas versões, Elite por R$ 299.990 e Ultra por R$ 349.990. Ambas trabalham com o mesmo conjunto propulsor: motor elétrico com tração traseira de 245 cv de potência, 31,5 kgfm de torque, alimentado por bateria de 72,7 kWh, que gera autonomia de 362 km no padrão Inmetro.                

Há duas diferenças básicas entre as versões: a Ultra traz portas traseira no estilo asa de gaivota com abertura elétrica e cortina elétrica para o teto solar panorâmico. No mais, o Hyptec traz um bom conjunto de equipamentos, como revestimento em couro Nappa, central multimídia com tela de 14,6 polegadas, painel digital, sistema de som com 22 alto-falantes, bancos com ajuste elétrico, massagem e ventilação, câmera 360°, pacote ADAS completo com piloto automático adaptativo, assistente de permanência em faixa, frenagem autônoma de emergência e monitoramento de ponto cego etc.  

Aion V - É um SUV 100% elétrico de porte médio da GAC, com linhas clássicas. Ele tem 4,61 metros de comprimento com entre-eixos de 2,78 m e porta-malas de 427 litros. Apesar do estilo, é um 4X2 com tração dianteira animado por um motor de 204 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 7,9 segundos. A bateria de 75,3 kWh proporciona autonomia de 389 km no padrão Inmetro.  

Por dentro, o destaque fica para o compartimento térmico para alimentos e bebidas capaz de gerar temperaturas de 15º C negativos a 50º C positivos. Ele traz ainda painel digital de 8,9 polegadas e central multimídia com tela capacitiva de 14,8 polegadas com espelhamento por Apple CarPlay sem fio.O pacote ADAS oferece piloto automático adaptativo, assistente de permanência de faixa, frenagem autônoma de emergência, assistente de congestionamento e alerta de tráfego cruzado traseiro. Ele é trazido em versão única por R$ 214.990,00.  

Aion Y – O crossover médio-compacto 100% elétrico da GAC tem 4,54 metros de comprimento, entre-eixos de 2,75 m e porta-malas de 361 litros, que chega a 1.650 litros com o rebatimento da segunda fileira de bancos. Ele é animado pelo mesmo motor do Aion V, com 204 cv e 24,5 kgfm e acelera de zero a 100 km/h em 8,5 segundos. A bateria de 63,2 kWh entrega 318 km de autonomia, segundo o Inmetro. Ele chega para brigar no mesmo segmento do BYD Yuan Pro, com o preço de R$ 174.990 na versão Premium e R$ 184.990 na Elite.                

Ele traz painel digital de 10.25 polegadas, central multimidia com tela de 14,6 polegadas e espelhamento via cabo, sensor de luz e chuva, chave presencial para travas e ignição, seis airbags, câmera 360º e pacote ADAS na versão Elite.

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