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Carros Sexta-feira, 16 de Dezembro de 2022, 10:23 - A | A

16 de Dezembro de 2022, 10h:23 - A | A

Carros / Caoa Chery

Pequeno notável

Caoa Chery iCar aposta na eficiência, na simpatia das linhas e no bom conteúdo para se consolidar como elétrico urbano



POR EDUARDO ROCHA
AUTO PRESS

Para a linha 2023, a Caoa Chery decidiu apostar mais fortemente na imagem de tecnologia. Para isso, todas as gamas da marca passaram a oferecer uma opção eletrificada, seja híbrido suave de 48V, como nos Arrizo 6 e nos Tiggo 5X e 7, seja híbrido plug-in, como no Tiggo 8. Mas a montadora precisava ainda de um modelo que simbolizasse essa mudança de perfil da fabricante. E é nesse contexto que a marca passou a importar o pequeno iCar, nome adotado por aqui para o eQ1 chinês. Por mais que a função do modelo seja de imagem, a Caoa Chery não perde de vista a função mercadológica. Daí o preço a partir de R$ 149.990, que o deixa entre os 100% elétricos mais baratos do mercado.

Trata-se de um minicarro de duas portas e 3,20 metros de comprimento, 1,67 m de largura, 1,59 m de altura e entre-eixos de 2,15 m, com quatro lugares. Estrutura e carroceria combinam alumínio, polímeros e plásticos injetados e consegue ficar com um peso inferior a uma tonelada – exatamente, 995 kg. Isso facilita bastante o trabalho do propulsor elétrico síncrono de 45 kW, ou 61 cv, com 15,3 kgfm de torque. O sistema é alimentado por uma bateria com 30,8 kWh de capacidade, que permite uma autonomia de até 282 km. A recarga pode ser feita em 36 minutos em estações de carga 50 kWh, em cinco horas em wallbox de 7,4 kWh e em 11 horas em tomada aterrada de 220V com três pinos (cabo que vem de série no modelo). O sistema elétrico tem oito anos de garantia, enquanto o carro tem garantia de três anos.

O iCar naturalmente valoriza a pegada tecnológica, mas tenta imprimir também uma certa sofisticação, até pela presença do teto solar panorâmico. Por fora, o modelo sempre combina os painéis de plástico em branco ou cinza (caso do modelo avaliado) com detalhes em prata e preto. Por dentro, o painel de instrumentos é em LCD colorido. No console central, uma enorme tela vertical sensível ao toque com 10,25 polegadas faz a interface da central multimídia.

O minicarro ainda traz um conteúdo de itens de segurança e conforto bem robusto. Os bancos dianteiros têm regulagem elétrica, volante multifuncional para o som e para o controle de intensidade da frenagem regenerativa em sete níveis, chave presencial para a ignição, ar-condicionado analógico, travas, espelhos e vidros elétricos, carregador de celular wireless, sensor de estacionamento e câmera traseira e monitor de pressão e temperatura de pneu, além dos obrigatórios airbag duplo frontal, ABS e controle de estabilidade.

Primeiras impressões;
Boa dose de diversão

Ao volante, o pequeno iCar oferece um conforto surpreendente para quem acaba de olhar o minicarro por fora. Os bancos dianteiros acolhem bem ocupantes com um amplo espectro de tamanho. Já os bancos traseiros são funcionais para crianças ou trajetos muito curtos, pois um adulto ali provoca aperta inclusive para os passageiros da frente, que são obrigados a avançar o banco. Como carro urbano ou segundo carro de uma jovem família, funciona muito bem.

O modelo é bem fácil de interagir. Seja pela generosa tela da central multimídia, seja pela simplicidade dos comandos. O câmbio é controlado por um botão giratório com três posições: D, N e R. Para que qualquer mudança seja aceita pelo central eletrônica de controle é preciso estar com o pedal de freio acionado. Mas, curiosamente, o uso desse pedal é praticamente dispensável, dependendo da intensidade que o usuário define no sistema regenerativo, controlado por botões no volante multifuncional. No grau máximo de recuperação de energia, o iCar até acende a luz de freio quando o acelerador é aliviado, tal a redução que o sistema promove.

Na hora de acelerar, por outro lado, o iCar mostra uma grande disposição. Os ganhos de velocidade são bastante intensos até os 60 km/h, se aproveitando do torque instantâneo de 15,3 kgfm. A partir daí, o ímpeto é reduzido. O zero a 100 km/h é feito em quase 12,9 segundos e a máxima é de 120 km/h. Ou seja: a vocação do minicarro é mesmo urbana. A arquitetura do modelo favorece a dirigibilidade: 3,20 m de comprimento, 2,15 m de entre-eixos, a suspensão independente nas quatro rodas e centro de gravidade rebaixado, por conta do conjunto de baterias instalado sob o piso, dão ao modelo reações semelhantes às de um kart. Ou seja: o minicarro da Chery não só parece um brinquedo como também é bastante divertido. 

Álbum de fotos

Foto: Eduardo Rocha/Auto Press

Foto: Eduardo Rocha/Auto Press

Foto: Eduardo Rocha/Auto Press

Foto: Eduardo Rocha/Auto Press

Foto: Eduardo Rocha/Auto Press

Foto: Eduardo Rocha/Auto Press

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