por Autocosmos/Colômbia
Exclusivo no Brasil para Auto Press
O SUV médio Macan mereceu da Porsche uma distinção: foi o primeiro modelo familiar, de quatro portas, que recebeu a designação T, de touring. Até 2022, quando a versão foi lançada, apenas os cupês 911 e 718 (antigo Boxster) tiveram versões com esta característica. Isso porque, mais que uma simples letra agregada ao nome, esse T representa um conceito, nascido em 1968 em um 911 Ela identifica os Porsche que oferecem uma experiência de direção mais pura, que combina precisão da suspensão e da direção e a combinação de um motor eficiente e ágil com baixo peso.
No caso, o Macan T traz um motor turbo de 2.0 litros de quatro cilindros, com 265 cv de potência e 40,8 kgfm de torque (no Brasil, por conta do etanol na gasolina, chega a 271 cv), com um câmbio de dupla embreagem e sete marchas. Trata-se do mesmo propulsor usado na versão de entrada do Macan e bem mais leve que o 2.9 litros de V6 biturbo usado em versões superiores à combustão GTS e S. O peso apoiado no eixo dianteiro é 58,8 kg menor, o que se traduz em melhor aceleração e maior agilidade nas curvas.
Por outro lado, o Macan T tem diferenças marcantes em relação ao Macan sem sobrenome, de entrada. A principal é o tratamento dado pela engenharia da fabricante alemã. Por exemplo: é o único modelo da marca que traz suspensão totalmente em aço, com molas helicoidais, controlada de série pelo sistema de amortecimento Porsche Active Suspension Management, PASM, que consegue rebaixar a altura do modelo em até 15 mm.
Com o opcional de suspensão adaptativa, essa altura pode ser rebaixada em 10 mm adicionais. As barras estabilizadoras no eixo dianteiro são mais rígidas e a afinação do chassi foi otimizada para criar uma suspensão bem específica para as características do veículo. Outro exemplo desse detalhamento é o gerenciamento preciso entre as marchas e a assistência do sistema de tração nas quatro rodas, Porsche Traction Management. Com tudo isso, a combinação de agilidade, leveza e design cria um pacote que oferece um equilíbrio ideal entre peso e desempenho.
Quando equipado com o pacote Sport Chrono, incluindo o seletor de modos de condução e o botão Sport Response no volante, o Macan T acelera de zero a 100 km/h em 6,2 segundos e atinge uma velocidade máxima de 232 km/h. Isso é 0,2 segundo mais rápido que o Macan de entrada, com o mesmo motor. Fica ainda bem distante da versão imediatamente acima, a S, que faz o zero a 100 km/h e tem máxima de 259 km/h.
O interior do Macan T traz um ambiente cheio de personalidade. Os bancos esportivos aquecidos eletricamente ajustáveis apresentam estofamento em couro preto pespontado. O console central dianteiro e o apoio de braços escamoteável traseiro trazem couro. Os encostos de cabeça dianteiros trazem um brasão Porsche em relevo. A cor contrastante do exterior continua no interior do veículo sob a forma de costuras decorativas prateadas nos bancos, encostos de cabeça e volante.
Elementos de design pintados em Cinza Ágata Metálico na frente, flanco e traseira do Macan T diferenciam o veículo de outros modelos da série. A cor de contraste aparece ainda nos frisos dianteiros pintados, espelhos retrovisores externos, protetores laterais, spoiler de teto e logotipos na traseira. As ponteiras de escape e os frisos dos vidros laterais são em preto brilhante e os protetores laterais trazem o logotipo “Macan T” bem baixo relevo. As rodas Macan S de 20 polegadas em titânio escuro são de série.
A lista de equipamentos de série ainda inclui volante multifuncional com aquecimento, cronômetro Sport Chrono na parte superior do tablier, console central com botões de toque e acabamento em preto brilhante e alavanca de marcha no estilo manete. As proteções das portas são em alumínio preto e repetem o logotipo Macan T. Os recursos opcionais incluem frisos em carbono no volante esportivo GT multifuncional e ionizador.
Impressões ao dirigir
Simples e elegante
Esteticamente, o Macan T distingue-se por incorporar detalhes pintados em cinza ágata metálico em diferentes áreas. Esta é uma tonalidade contrastante que se destaca em componentes-chave, como acabamento dianteiro, espelhos retrovisores externos, estribos e acabamentos laterais, spoiler de teto e logotipos traseiros. O conjunto é completado por impressionantes rodas de 20 polegadas. Tudo isso dá à versão um ar de simplicidade e funcionalidade. É um Porsche que pode ser desfrutado com um clássico, apesar de trazer tecnologias bem atuais.
Na cabine, a esportividade também é exaltada, com recursos como os bancos dianteiros esportivos, que literalmente abraçam o corpo. Esses assentos são aquecidos e ajustados eletricamente em oito posições e recebem estofamento em couro preto macio. O brasão da Porsche é gravado nos encostos de cabeça.
Mas a essência do carro é a dinâmica. Não se trata de um bólido à beira do descontrole. Ao contrário: o Macan T é divertido de dirigir, altamente responsivo, oferece um gerenciamento de direção incrível. Ouvir o trem de força é um prazer, até mesmo na forma como se percebe as vibrações desses gritos no volante. Ele soa e opera no melhor estilo de uma orquestra sinfônica, pois interpreta com precisão as demandas do pedal para alternar a marcha indicada e fornecer um comportamento incrivelmente eficaz.
O Porsche Traction Management (PTM) também foi adaptado às exigências de condução do Macan T e foi especialmente concebido com um viés da roda traseira. O Porsche Torque Vectoring Plus foi adaptado às características dinâmicas do modelo T e aprimora ainda mais a dinâmica de direção. O Macan T também se beneficia de todos as novas tecnologias oferecidas na última atualização da marca, para o ano 2022. Caso do novo console central com sua sofisticada superfície sensível ao toque e aparência vitrificada e também o sistema Porsche Communication Management (PCM) totalmente conectado em rede com tela sensível ao toque de 10,9 polegadas e navegação online.