O censo Agropecuário começa a ser realizado em todo o país no dia 1º de outubro. As comissões foram instituídas em todo o país para ajudar no processo de coleta e análise dos dados. Participam, além de funcionários do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, instituições e organizações locais.
Luciana Prazeres, coordenadora nacional do IBGE afirmou que toda parceria é bem-vinda. “Não temos verba para campanhas publicitárias e precisamos de toda a ajuda possível na divulgação de informações”, disse a coordenadora.
As etapas do processo foram apresentadas nesta primeira reunião, em que foi possível tirar todas as dúvidas. Outros dois encontros devem ser marcados até o final do censo, uma durante a coleta de dados e outra no encerramento.
Sobre a importância da participação das entidades de classe neste projeto, o superintendente do IBGE, Mario Alexandre de Pinna Frazeto afirmou que: “A gente espera com essas reuniões que as instituições ligadas ao campo possam ajudar com o direcionamento da pesquisa e análise do material, validando, assim, os dados”.
O Censo 2017 - Serão coletados dados referentes ao período de outubro de 2016 a setembro de 2017. Em todo o país serão 27 mil pessoas envolvidas no trabalho. Estão sendo montados PC - Postos de Coleta, que são locais temporários de trabalho do IBGE, que darão apoio aos supervisores e recenseadores. Cada posto terá um responsável, chamado de Agente Censitário Municipal. No PC serão repassadas orientações técnicas para as equipes de campo, além de controle administrativo e transmissão de dados.
Os recenseadores vão percorrer todos os estabelecimentos, munidos com uniforme, crachá de identificação e computador de mão. A tecnologia permite coletar os dados e fazer a transmissão simultânea para o Posto de Coleta. É por este aparelho que técnicos se comunicam com o pessoal do campo para tirar dúvidas e fazer orientações.
O IBGE estuda a possibilidade de oferecer, já neste censo, a opção virtual de fornecimento de dados. “Principalmente para o grande produtor que tem muitos dados a fornecer, pode ser uma ferramenta muito útil”, explicou Frazeto.
O produtor acessaria pela internet um formulário com as questões e repassaria os dados pelo computador, tablete ou smartphone. Ainda não há data para que isso seja disponibilizado.
O treinamento dos trabalhadores será feito a partir de agosto e o trabalho de campo começa no dia 1 de outubro.
Serão atualizados dados como: número de estabelecimentos, moradores, trabalhadores, custos de produção, rebanho e outros números que ajudam a dimensionar a agropecuária.
“Nossos dados estão desatualizados e precisamos atualizar, isso é fundamental” declarou a coordenadora nacional, Luciana dos Prazeres.
Dúvidas e Sugestões
O IBGE disponibilizou dois telefones para contato direto com o responsável pela pesquisa em Campo Grande. Para dúvidas sobre a identificação do recenseador e sugestões é só ligar: 3032-4239 e 3032-4245