Terça-feira, 08 de Julho de 2025

Economia Segunda-feira, 07 de Julho de 2025, 08:25 - A | A

07 de Julho de 2025, 08h:25 - A | A

Economia / Nova Tarifa social

Energisa explica como vai funcionar 

Mais famílias poderão ser beneficiadas com descontos nas contas que podem chegar a 100% do consumo de energia 



A Medida Provisória 1.300/2025 ampliou o alcance da Tarifa Social de Energia Elétrica em todo o país, beneficiando mais de 209 mil famílias de baixa renda em Mato Grosso. A Aneel já regulamentou que a nova tarifa social começou a valer integralmente no 5 de julho.

A Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias que têm direito. Para receber, basta que a pessoa responsável pelo contrato de fornecimento de energia elétrica esteja entre os beneficiados pelos programas de governo. Portanto, não é necessário solicitar a inclusão à Energisa.

De acordo com as novas regras, clientes com renda per capita de meio até um salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h terão isenção total da energia consumida e dos impostos federais.

No caso de famílias indígenas, quilombolas, clientes de regiões que não são interligadas ao Sistema Interligado Nacional ou com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Nos dois casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h. 

A tarifa social é concedida automaticamente às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por isso, a Energisa alerta: é essencial manter os dados atualizados no CadÚnico. 

Condições - Famílias com consumo de até 80 kWh por mês podem ter isenção total no consumo de energia. Mas a conta pode incluir ICMS e contribuição de iluminação pública, de acordo com as leis estaduais e municipais.

Clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), famílias indígenas, quilombolas ou atendidos pelos Sistemas Isolados (SISOLs) só serão cobrados pelo consumo que exceder 80kwh.

As atualizações começam a valer para contas emitidas a partir de 5 de julho. Quem se enquadrar nos novos critérios e estiver com o CadÚnico atualizado pode começar a receber o benefício automaticamente, após a análise e confirmação dos dados. 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]