Mato Grosso já tem o maior investimento per capta em distribuição de energia do Brasil e aparece como o estado do Centro-Oeste mais bem ranqueado na lista feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que avalia a qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias em todo o país com mais de 400 mil consumidores.
O ranking Aneel é o principal do setor elétrico. Ele leva em conta o desempenho global de continuidade do serviço. No ranking geral, a Energisa Mato Grosso saltou quatro posições, alcançando a nona colocação geral, ficando à frente de mercados consolidados, por exemplo, que não tem o desafio da expansão de rede no campo ou dimensões territoriais tão robustas.
Atualmente, Mato Grosso tem quase 1,7 milhão de consumidores de energia. O estado alcançou o maior investimento per capita do país para distribuição de energia. A Energisa está aplicando R$ 1,6 bilhão no estado só em 2025. O diretor-presidente da companhia, Marcelo Vinhaes, explica que o ranking de qualidade é divulgado pela ANEEL e mede quanto melhor cada uma das empresas entrega em relação ao exigido pela regulação nacional.
“As empresas que estão nas primeiras posições do ranking, como a Energisa Mato Grosso, estão entregando mais qualidade do que é exigido pela regulamentação. Esse é o compromisso da Energisa com a população do Mato Grosso”, comentou Vinhaes.
O presidente ainda explica que o investimento deste ano é a maior marca de investimento do grupo, sendo pela segunda vez consecutiva recorde. “O aporte bilionário vai ser usado em melhorias e ampliações das redes urbanas e rurais, atendimento a novos clientes e melhoria na qualidade do fornecimento de energia” afirmou.