Por GloboEsporte.com, Rio de Janeiro
Fifa divulgou nesta segunda-feira a atualização de outubro do ranking de seleções. Será essa a classificação usada para definir o pote de cada país no sorteio dos grupos da Copa do Mundo da Rússia, marcado para próximo dia 1º de dezembro, em Moscou. A Alemanha puxa a fila dos sete primeiros colocados, que juntamente com os anfitriões russos, serão os cabeças de chave do Mundial. Além dos atuais campeões, estão garantidos no pote 1 o Brasil, que mantém a segunda colocação, seguido de Portugal, Argentina, Bélgica, Polônia e França.
Ao contrário das últimas edições da Copa, a Fifa utilizará o ranking como base para dividir todas as seleções para o sorteio. Antes, somente os cabeças de chave saiam da lista. As demais divisões eram feitas por regiões. Já são 23 países classificados para o Mundial na Rússia. Restam nove vagas, que estão sendo disputadas por outras 20 seleções. Os jogos da última rodada das eliminatórias africanas e os confrontos das repescagens não entrarão na conta.
Além das seleções do pote 1, outros cinco países classificados - Espanha, Inglaterra, Colômbia, México e Uruguai - também estão garantidos no pote 2, pois não podem ser ultrapassados por mais de três seleções que ainda estão na briga. Pelo mesmo princípio, estão confirmados no pote 3 as seleções de Egito e Irã, assim como Panamá, Coreia do Sul e Arábia Saudita ficam no pote 4.
As demais seleções dependem das definições das repescagens e das eliminatórias africanas para conhecerem em quais potes estarão. Com a boa campanha nas Eliminatórias Sul-Americanas, o Peru ganhou duas posições no ranking e entrou no Top 10. Caso passe pela Nova Zelândia na repescagem e garanta classificação para a Copa, Paolo Guerrero e Cia. ficarão no pote 2.