José Vieira
Mato Grosso do Norte
A atleta alta-florestense, Ysis Lamel Luedke, de 13 anos, vai representar Alta Floresta, Mato Grosso e o Brasil no Pan-Americano de Artes Marciais, que será realizado de 4 a 7 de outubro em Lima (Peru).
A Karateca, para conquistar a vaga, se classificou no campeonato Nacional de Artes Marciais, realizado de 16 a 18 de maio deste ano, em Aracaju [Sergipe], que teve a participação de atletas de 12 Estados. Ysis ficou em segundo lugar e garantiu seu passaporte para o Pan-Americano de Artes Marciais.
Apesar de ser apenas uma adolescente, ela já participou de vários campeonatos estaduais e também do Brasileirão em Limeira (SP). E agora, como vice-campeã do campeonato Nacional de Artes Marciais, foi chamada pela Confederação Brasileira de Karatê para representar o Brasil em Lima.
“Estou muito feliz e ansiosa, mas acho que vai dar tudo certo”, diz Ysis, que conta com o apoio de sua equipe, da família e dos amigos para incentivá-la nessa jornada esportiva.
O Sensei Leandro Aleixo, treinador de Ysis, explica que ela garantiu a vaga e agora aguarda sair a convocação da Seleção Brasileira, quando serão divulgadas as regras que devem ser seguidas pela atleta.
Até outubro, conforme ele, a atleta irá se preparar para buscar o melhor resultado possível. “Ela treina há 8 anos. Acompanho o seu histórico e estamos muito otimistas”, diz Leandro.
Conforme ele, Ysis é contemplada com a lei de Incentivo ao Esporte [Lei do ISSQN]. No entanto, os custos de uma competição internacional, não é barato e o valor que a atleta receberá do município, não será suficiente.
“A viagem para o Peru não é barata, mas iremos em busca de mais recursos. Ainda temos um tempo e vamos conseguir ajuda suficiente”, disse.
Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr