Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon
Por Thiago Ferri — Filadélfia, EUA / GE
O Palmeiras deve ter uma formação inédita na partida desta sexta-feira, às 22h (de Brasília) contra o Chelsea, valendo uma vaga na semifinal da Copa do Mundo de Clubes. Sem Gustavo Gómez e Piquerez, dois titulares importantes, Abel Ferreira fará mudanças na defesa.
A zaga será formada por Bruno Fuchs e Micael. Esta será a terceira partida em que eles fazem a dupla titular. Os outros dois jogos foram a goleada por 6 a 0 sobre o Sporting Cristal, na Conmebol Libertadores, e a derrota por 2 a 1 para o Cruzeiro, no Brasileirão.
Reforços para esta temporada e apresentados juntos, eles tiveram Marcos Rocha e Vanderlan como laterais na partida pela Libertadores, enquanto Giay e Piquerez completaram a linha no duelo pelo Campeonato Brasileiro.
Diante da ausência do uruguaio, o Palmeiras deve ter seu sistema defensivo escalado pela primeira vez com Giay, Bruno Fuchs, Micael e Vanderlan.
Uma possibilidade para ter a mesma defesa do jogo contra o Sporting Cristal seria contar com Marcos Rocha na defesa, Giay como ala, enquanto Mauricio e Allan disputariam uma vaga. Este seria um cenário mais defensivo para enfrentar o Chelsea, mas pouco provável.
Abel Ferreira deu indícios na quinta de que irá escalar Vanderlan no lugar de Piquerez, além da dupla de zaga com Fuchs e Micael. Como Gustavo Gómez está fora, o técnico avisou que Weverton será o capitão da equipe.
– O nosso capitão tem sido o Gómez, então é uma oportunidade para Fuchs e Micael mostrarem a confiança. Não gosto muito de dar a braçadeira ao goleiro, porque para falar com o árbitro agora teria que se deslocar. Mas o capitão é o Weverton, ele é o nosso 1 – afirmou.
– É uma oportunidade como equipe de mostrarmos, porque a vida é assim, de oportunidades. Na oportunidade se levantar e se ajudar – prosseguiu.
Apesar das ausências de líderes do grupo, o método de trabalho da comissão técnica é visto como uma forma de driblar a possível falta de entrosamento no Lincoln Financial Field.
– Aqui no Palmeiras a gente treina mesclando os times, não tem reserva nem titular. Cada um conhece a característica do outro e com certeza vamos fazer um grande jogo – resumiu Vanderlan.
O Verdão terá mais um motivo para se preocupar defensivamente na partida contra o Chelsea, já que a equipe inglesa anunciou a contratação de João Pedro nesta semana.
O atacante brasileiro, contratado por 55 milhões de libras, apresentou-se nesta semana nos Estados Unidos e é mais uma opção para o técnico Enzo Maresca nesta noite.
Independente das opções do adversário e os desfalques do seu lado, o Palmeiras acredita que tem nomes em seu elenco capazes de fazer a equipe avançar na Copa do Mundo de Clubes e manter vivo o sonho alviverde nos Estados Unidos.