Terça-feira, 07 de Maio de 2024

Nacional Sexta-feira, 26 de Abril de 2024, 11:37 - A | A

26 de Abril de 2024, 11h:37 - A | A

Nacional / Reforma agrária

Paulo Teixeira: Terra da Gente inova nos caminhos para a reforma agrária

Agrário e Agricultura Familiar detalhou a nova estratégia do Governo Federal para garantir que 295 mil famílias sejam assentadas até o fim de 2026



Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

O ministro Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) foi o convidado do "Bom Dia, Ministro" desta quarta-feira, 17 de abril. Na conversa com radialistas de todo o país, ele abordou os principais temas da pasta, em especial o novo programa do governo voltado para a reforma agrária. O Terra da Gente define “prateleiras de terras disponíveis” para assentar famílias que querem viver e trabalhar no campo. Até 2026, a estimativa é de que 295 mil famílias sejam beneficiadas.
 
O Terra da Gente é uma estratégia de arrecadação de terras para destinar a assentamentos no Brasil, para que essas famílias possam cultivar a terra, produzir alimentos de qualidade, desenvolver suas famílias, botar os filhos para estudar e fornecer comida para um país que ainda tem gente com fome", diz.

 
"O Terra da Gente é uma estratégia de arrecadação de terras para destinar a assentamentos no Brasil, para que essas famílias possam cultivar a terra, produzir alimentos de qualidade, desenvolver suas famílias, botar os filhos para estudar e fornecer comida para um país que ainda tem gente com fome", pontuou o ministro.
 
Teixeira lembrou que a estratégia de levantar todas as terras potencialmente disponíveis para reforma agrária foi uma solicitação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tratar o tema de forma mais precisa, ágil e com potencial de evitar conflitos. "Antigamente tínhamos o sistema de desapropriação em que, após se ir para a Justiça, era feito todo um debate, a questão tramitava por vários tribunais e depois de uns 10 anos se conseguia a aquisição dessa terra. Estamos mudando isso, adotando maneiras mais rápidas para todo o procedimento”, afirmou.
 
Teixeira também destacou a questão das terras adjudicadas, quando proprietários oferecem terras para pagar dívidas e esse instrumento jurídico passa a ser simplificado – no caso de as terras serem avaliadas como adequadas para fins de reforma agrária. Outra possibilidade, citada pelo ministro, é a oportunidade que passa a ser dada às Unidades Federativas de pagarem dívidas oferecendo terras para reforma agrária. "Nós vamos selecionar para ver se são terras adequadas e destiná-las à reforma agrária. Isso permitirá que possamos ter terras em estados onde a terra é muito cara", disse.


 
PLANO SAFRA – Teixeira também abordou o recorde no Plano Safra 2023/2024. "O maior número de contratos na história do plano", argumentou. "A gente cresceu no Nordeste 77%, crescemos no Norte, Nordeste, vamos crescer mais, crescemos no Sudeste, no Centro-Oeste, então estamos nacionalizando o Plano Safra", finalizou.
 
Realizado pela EBC em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência, o Bom Dia, Ministro contou com a participação das rádios Nacional de Brasília (DF), Nova Brasil (SP), Centro América (MT), Band News (RS), Conectado News FM (BA), CBN (PE) e Liberal (PA).

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]