Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024

Política Quarta-feira, 28 de Outubro de 2020, 00:00 - A | A

28 de Outubro de 2020, 00h:00 - A | A

Política /

Candidatos à prefeito estão aptos; uma candidata a vereadora renunciou e outro foi indeferido pelo TSE



Reportagem
Mato Grosso do Norte

Os pedidos de registros de candidaturas dos candidatos a prefeito em Alta Floresta já foram deferidos pelo TSE [Tribunal Superior eleitoral] e todos estão aptos para as eleições. Ao todo são seis candidatos na disputa: Chico Gamba, Dida Pires, Vinicius Nazário, Luiz Araújo, Robson Silva e Rogério Colicchio. 
Candidatos - Chico Gamba, 54 anos, é candidato da coligação Pra Frente Alta Floresta, formada pelo PSDB, PSD, PSC e PL. Ele nasceu em São Miguel do Iguaçú (PR), é casado, tem o ensino fundamental e é agricultor. Tem como candidata a vice-prefeita a empresária Roseli Gomes da Silva Rampazio.
Vinicius Nazário candidato da coligação Um Novo tempo para Alta Floresta, formada por Podemos, Republicanos e PSL, nasceu em Barra do Garças (MT) em 1985. Tem formação superior, é servidor público estadual (delegado) e é casado. Seu candidato a vice-prefeito é o empresário Robertinho.
Silvino Carlos Pires, nasceu em 1976 em Assis Chateaubriand (PR), candidato da coligação União e Trabalho: o futuro em Nossas Mãos, formada pelo PDT e Cidadania. Está no quinto mandato consecutivo de vereador. Apesar da carreira política, declarou ter como ocupação, a atividade de produtor agropecuário. É casado, sua escolaridade declarada é o ensino superior incompleto e sua candidata a vice-prefeita é a ex-prefeita de Alta Floresta por dois mandatos, Maria Izaura. 
Luiz Araújo da Silva nasceu em 1962 em Tarabai (SP), é empresário e declarou ter o ensino superior completo. É casado e candidato a prefeito pela coligação precisamos arrumar a Casa, formada pelo PP e Patriota. Sua candidata a vice-prefeita é a empresária Marluza de Fátima.  
Robson Luiz Soares da Silva Nasceu em 1952 em Ubá (MG). É empresário, divorciado e tem o ensino fundamental. É candidato a prefeito pela coligação Alta Floresta Rumo ao Futuro, formada por MDB, PSB, DEM e PTB. Sua candidata a vice é a atual vice-prefeita Marinéia Munhoz.

Robson foi prefeito de Alta Floresta de 1993 a 1996 e após 24 anos tenta regressar ao cargo de chefe do executivo municipal, com o apoio do atual prefeito Asiel Bezerra e da principal liderança do MDB em Alta Floresta, Romoaldo Júnior.

Rogério Colicchio é candidato do PT a prefeitura de Alta Floresta. É nascido em Alta Floresta em 1979. Tem grau de instrução superior, é solteiro e sua ocupação é funcionário (professor) da rede pública municipal. Foi vereador de 2013 a 2016. Seu candidato a vice-prefeito é o professor universitário, Wagner Gervázio. 
Vereadores - Dos 162 candidatos a vereadores para o pleito municipal em Alta Floresta, a grande maioria ainda não teve o registro de candidatura deferido pelo TSE. Os candidatos do PL [Partido Liberal] foram os primeiros a terem o nome homologado. Alguns candidatos do PT [Partido dos Trabalhadores] também já tiveram o pedido de registro deferido. Os demais ainda aguardando julgamento.
Entre os demais, uma candidata renunciou à candidatura. A candidata do PSDB Júlia Carvalho está em situação inapta. Não há informações sobre os motivos de sua renúncia.
Outro candidato, José Luiz Teixeira do PSD, não teve sua candidatura aceita pelo TSE e a juíza eleitoral indeferiu seu pedido de candidatura. Apesar do pedido de registro do candidato no site do TSE está com a configuração de aguardando julgamento, o pedido de candidatura de José Luiz foi indeferido para o cargo.
A juíza eleitoral em seu despacho que o candidato deixou de apresentar documentos exigidos pela legislação em vigor. O pedido conforme o relatado no despacho, não se encontra em conformidade com o disposto no artigo 27 da resolução do TSE de número 23.609/2019. E o candidato não atendeu a intimação para a juntada da certidão da justiça federal de 2º grau. E foi juntada certidão de 1º grau em desatendimento ao objeto da intimação. “Não juntada a certidão devida, o presente pedido de registro de candidatura não merece prosperar”, diz o despacho. 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]