Domingo, 19 de Maio de 2024

Política Segunda-feira, 01 de Agosto de 2022, 07:08 - A | A

01 de Agosto de 2022, 07h:08 - A | A

Política / Eleições 2022

Cartório Eleitoral já está habilitando eleitor com deficiência e quem estará fora do domicílio

Eleitor que estiver em trânsito só votará se estiver em capitais ou cidade que tenham acima de 100 mil eleitores



José Vieira
Mato Grosso do Norte

Conforme Alex Arruda, chefe do Cartório Eleitoral da 24ª Zona, que além de Alta Floresta atende também os municípios de Carlinda, Paranaíta, Apiacás, Nova Monte Verde e Nova Bandeirantes, está sendo habilitado eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida, para que possam votar em outra sessão, que tenha acessibilidade ou que lhe seja mais conveniente a sua condição.
Os pedidos podem ser feitos até o dia 18 de agosto em qualquer cartório eleitoral. Segundo ele, também poderão solicitar tal mudança pessoas que sofram algum impedimento físico momentâneo que dificulte seu acesso à urna eletrônica. Para tanto, o eleitor deve levar um documento com foto a qualquer cartório eleitoral. Se houver necessidade, a solicitação também poderá ser feita por um curador, apoiador ou procurador. Nesse caso, é necessário levar uma autodeclaração ou documentação comprobatória da deficiência ou dificuldade de locomoção.

Eleitor que estiver em trânsito só votará se estiver em capitais ou cidade que tenham acima de 100 mil eleitores

Ele esclarece também, que o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral no dia da eleição, pode se habilitar para votar em trânsito. Porém, a medida só vale para quem estiver em capital ou cidades que tenham acima de 100 mil eleitores.
Voluntários – Alex Arruda informa para as pessoas que tem interesse em trabalhar como mesárias de forma voluntária nas eleições deste ano, que as inscrições já estão abertas no Cartório Eleitoral.
Conforme ele, a Justiça Eleitoral em Alta Floresta, fechou parceria com FADAF [Faculdade de Direito de Alta Floresta] e com a UNEMAT [Faculdade Estadual de Mato Grosso]. “O acadêmico destas instituições terá o benefício de 30 horas para atividade extra curricular para auxiliar nas horas necessárias para poderem se formar e concluir a faculdade”, explica Alex.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]