Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

Política Domingo, 12 de Maio de 2024, 09:52 - A | A

12 de Maio de 2024, 09h:52 - A | A

Política / Luto na política

Deputada Federal Amália Barros morre aos 39 anos após complicações de uma cirurgia

A parlamentar estava internada em um hospital de São Paulo em estado grave



Reportagem

Morreu a deputada federal Amália Barros (PL-MT), aos 39 anos, na madrugada deste domingo, 12,  em São Paulo. Ela estava internada em estado grave no Hospital Vila Nova Star, na capital paulista em consequência de complicações de uma cirurgia para a retirada de um nódulo benigno do pâncreas.

 Filiada ao Partido Liberal (PL), a jornalista foi eleita deputada federal por Mato Grosso em 2022, recebendo mais de 70 mil votos, aproximadamente 5% dos votos do estado. Na Câmara, ela passou a integrar as comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Mulher e da Educação, entre outras.  A parlamentar também era vice-presidente do PL Mulher Nacional.

Amália estava hospitalizada desde o dia 1° de maio, quando foi submetida a uma cirurgia para a retirada de um nódulo no pâncreas. De acordo com o boletim divulgado ne sábado, 11, a deputada passou por uma nova cirurgia para tratar complicações no fígado. Anteriormente, na quinta-feira, 9, ela realizou um procedimento adicional de radiointervenção.

A intervenção foi a quarta desde que foi para o hospital. Na terça-feira, 7, Amália havia passado por uma drenagem das vias biliares. Amiga de Michelle Bolsonaro, Amália Barros também está na liderança do PL Mulher e foi lembrada pela ex-primeira-dama em encontro que ocorreu neste sábado, 11, em Aracaju, Sergipe. “Nossa deputada Amália Barros, nossa vice-presidente, foi fazer uma cirurgia do pâncreas e está em estado grave”, comentou Michelle no início de evento, mas disse crer “em um milagre muito grande na vida” da colega de partido.

Diversos outros parlamentares também lamentaram a morte da deputada. Eduardo Bolsonaro, filho de Jair, disse que nunca havia pensado na possibilidade. "Talvez por ser tão jovem, meiga e educada você nunca pense que isso possa se passar assim. Ainda com 39 anos deixa como legado lei com seu nome em prol dos deficientes, bem como instituto para cuidá-los. Certamente não será esquecida", publicou.  

O ex-presidente Jair Bolsonaro também comunicou o falecimento de Amália. Em uma postagem no aplicativo "X" (antigo Twitter), ele escreveu: "Com muita dor informo o passamento da nossa amiga e irmã Deputada Federal Amália Barros de Mato Grosso. Deus, em sua infinita bondade, a receba e conforte seus familiares e amigos."

A deputada era amiga de Michelle Bolsonaro, e também estava na liderança do PL Mulher. Michelle homenageou Amália em uma publicação no Instagram, na qual a descreveu como "uma verdadeira guerreira das causas sociais e defensora incansável dos direitos das pessoas com deficiência."

Diversos políticos lamentaram a morte da deputada federal. O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), disse que a perda da parlamentar deixa um “vazio imensurável”.

 “Foi com muita tristeza que recebemos a notícia do falecimento da deputada Amália Barros. Sua partida prematura deixa um vazio imensurável na política brasileira. Amália foi uma figura incansável na defesa dos direitos e no combate às injustiças”, disse. 

 O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (UB) também almentou a morte da parlamentar. "É com profundo pesar que recebo a triste notícia do falecimento da minha amiga, deputada federal Amália Barros. Sua partida precoce deixa um vazio irreparável na política e na sociedade. Expressamos nossos mais sinceros sentimentos à família, amigos e colegas, e que encontrem conforto neste momento difícil. Que sua dedicação e legado perdurem como inspiração para todos nós", escreveu Dilmar em suas redes sociais.

Amalia será sepultada em Mogi Mirim, município do interior de São Paulo, onde nasceu. O suplente Nelson Barbudo (PL) é quem vai assumir a cadeira. Na eleição seguinte, ele amargou uma redução de quase 58% de votos e não conseguiu se reeleger. Agora, herda quase 3 anos de mandato no Congresso Nacional.

 

 

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]