Domingo, 01 de Dezembro de 2024

Política Segunda-feira, 12 de Dezembro de 2022, 08:38 - A | A

12 de Dezembro de 2022, 08h:38 - A | A

Política / Com 3 hidrelétricas

Guarantã enfrenta problemas no fornecimento de energia

A vereadora Sandra Martins cobra melhoras urgentes no fornecimento de energia em Guarantã do Norte



José Vieira
Mato Grosso do Norte

Guarantã do Norte, apesar do município ser gerador de energia com três usinas hidrelétricas instaladas dentro de seu território e uma com apenas a Casa de Máquina em Novo Mundo, mas suas instalações são em Guarantã, a cidade vem enfrentando problemas de abastecimento de energia elétrica.

A vereadora Sandra Martins, em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, na sexta-feira, 9, disse que o município, que está em ótima fase de crescimento, precisa com urgência, melhorar a qualidade da energia fornecida para a cidade. Para ela, um dos problemas é a rede de distribuição que é muito velha, principalmente a que devolve para a cidade a energia que vai direto para Matupá.

Para a parlamentar, Guarantã do Norte fornece energia para várias cidades de Mato Grosso. No entanto, vem recebendo uma energia de péssima qualidade. “Isto é um grande problema para Guarantã do Norte que tem que ser resolvido. O município é um grande gerador de energia, que é canalizada para outras cidades, enquanto internamente, estamos com problemas no abastecimento”, frisa a Sandra Martins.

A vereadora afirma que está fazendo um abaixo assinado na cidade para que, pelo menos, a energia da usina Braço Norte II, seja entregue primeiro na subestação de Guarantã do Norte. E só depois seja liberada para Matupá.

“Hoje a energia de Braço Norte I é entregue em uma pequena subestação na cidade de Guarantã. Energia essa que não é suficiente para nossa cidade. E a energia de Braço Norte II passa com a rede dentro da cidade, vai para Matupá e retorna em outra rede velha, que tem causado muita oscilação na energia, apagões que duram horas e gerado muitos prejuízos aos munícipes, pois essa situação leva a queima de aparelhos domésticos, até casas e perdas de produtos”, enfatiza Sandra.

“Por isso, estou nessa luta para que a energia de Braço Norte II seja entregue primeiro aqui. Vamos diminuir os quilômetros de rede, receber uma energia de qualidade e sem contar que Braço Norte II agora foi ampliada e conta com a 5 máquinas”, observa.

De acordo com a vereadora, Guarantã do Norte tem instalada no município, três usinas. Porém, pode considerar que tem quatro, pois Braço Norte IV, apenas a Casa de Máquinas está do outro lado do Rio Braço Norte. Por isso considerada de Novo Mundo.

“Mais o que importa é que somos um município gerador de muita energia e merecemos e pagamos por uma energia de qualidade. Estou entrando com o pedido de ampliação da subestação daqui de Guarantã do Norte, para que o município possa receber a energia de Braço II, já que Braço Norte III também vai para Matupá e Braço Norte IV e Curua para Alta Floresta”, esclarece.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]