José Vieira
Mato Grosso do Norte
Guarantã do Norte, apesar do município ser gerador de energia com três usinas hidrelétricas instaladas dentro de seu território e uma com apenas a Casa de Máquina em Novo Mundo, mas suas instalações são em Guarantã, a cidade vem enfrentando problemas de abastecimento de energia elétrica.
A vereadora Sandra Martins, em entrevista ao jornal Mato Grosso do Norte, na sexta-feira, 9, disse que o município, que está em ótima fase de crescimento, precisa com urgência, melhorar a qualidade da energia fornecida para a cidade. Para ela, um dos problemas é a rede de distribuição que é muito velha, principalmente a que devolve para a cidade a energia que vai direto para Matupá.
Para a parlamentar, Guarantã do Norte fornece energia para várias cidades de Mato Grosso. No entanto, vem recebendo uma energia de péssima qualidade. “Isto é um grande problema para Guarantã do Norte que tem que ser resolvido. O município é um grande gerador de energia, que é canalizada para outras cidades, enquanto internamente, estamos com problemas no abastecimento”, frisa a Sandra Martins.
A vereadora afirma que está fazendo um abaixo assinado na cidade para que, pelo menos, a energia da usina Braço Norte II, seja entregue primeiro na subestação de Guarantã do Norte. E só depois seja liberada para Matupá.
“Hoje a energia de Braço Norte I é entregue em uma pequena subestação na cidade de Guarantã. Energia essa que não é suficiente para nossa cidade. E a energia de Braço Norte II passa com a rede dentro da cidade, vai para Matupá e retorna em outra rede velha, que tem causado muita oscilação na energia, apagões que duram horas e gerado muitos prejuízos aos munícipes, pois essa situação leva a queima de aparelhos domésticos, até casas e perdas de produtos”, enfatiza Sandra.
“Por isso, estou nessa luta para que a energia de Braço Norte II seja entregue primeiro aqui. Vamos diminuir os quilômetros de rede, receber uma energia de qualidade e sem contar que Braço Norte II agora foi ampliada e conta com a 5 máquinas”, observa.
De acordo com a vereadora, Guarantã do Norte tem instalada no município, três usinas. Porém, pode considerar que tem quatro, pois Braço Norte IV, apenas a Casa de Máquinas está do outro lado do Rio Braço Norte. Por isso considerada de Novo Mundo.
“Mais o que importa é que somos um município gerador de muita energia e merecemos e pagamos por uma energia de qualidade. Estou entrando com o pedido de ampliação da subestação daqui de Guarantã do Norte, para que o município possa receber a energia de Braço II, já que Braço Norte III também vai para Matupá e Braço Norte IV e Curua para Alta Floresta”, esclarece.