Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024

Política Sexta-feira, 14 de Fevereiro de 2020, 00:00 - A | A

14 de Fevereiro de 2020, 00h:00 - A | A

Política /

Polícia realiza mais uma reintegração na Gleba Sol Nascente em Paranaíta



José Vieira do Nascimento
Editor Mato Grosso do Norte

A Polícia Militar de Alta Floresta realizou na terça, quarta e quinta-feira desta semana, mais uma reintegração de posse no Assentamento São Pedro II, gleba Sol Nascente, no município de Paranaíta.  A área é alvo de uma disputa entre um fazendeiro de Sorriso, ligado ao ex-deputado estadual Mauro Savi, e 130 famílias que a ocuparam. 
Esta é a segunda vez que a polícia cumpre mandado judicial para desocupar a área de 9 mil hectares. A primeira foi em 25 de janeiro de 2019, quando as famílias que moravam no local há 5 anos, foram retiradas. No entanto, no final do mês de outubro de 2019, as famílias decidiram voltar à fazenda e ocupar novamente os lotes. 
A nova ordem judicial determina prisão e multa para quem fosse encontrado nas residências do assentamento. Apesar de revoltados com a decisão da justiça, todos os moradores deixaram o local antes da chegada dos policiais. 
No entanto, apesar de não ter nem um morador no assentamento, os policiais enfrentaram grandes dificuldades para cumprir a ordem do juiz.
O tenente coronel Wemensandro, comandante do 8º Batalhão de Alta Floresta, que está à frente da operação, afirma que foram feitos diversos bloqueios na estrada de acesso, para dificultar a passagem das viaturas.
Segundo ele, os moradores deixaram armadilhas para a polícia. Quebraram pontes, queimaram algumas casas e colocaram tábuas com pregos escondidas no meia da lama da estrada para furar os pneus das viaturas. Uma viatura e um carro que dava apoio à operação, tiveram os pneus furados. 

“Algumas pessoas cometeram delitos de infringir a lei para dificultar a reintegração de posse. Esses pregos na estrada podem machucar os policiais. As pontes foram todas quebradas.  Houve má fé de alguns que tentaram obstruir o trabalho. Mas superamos esses obstáculos e cumprimos o que determinou a lei. A polícia não está do lado de ninguém, apenas fazendo cumprir a ordem do juiz”, enfatiza. 

A Polícia Militar, reforçada por policiais de toda a região e equipes do Rotam, permaneceu na área até no início da noite desta quinta-feira, cumprindo o mandado de reintegração de posse. Até ao fechamento desta edição, as informações da polícia eram que dois elementos foram presos. Um que usou maquinário para quebrar pontes e fazer buracos na estrada para dificultar a passagem da polícia. E outro que colocou tábuas com pregos dentro das poças de água da estrada para furar os pneus dos carros usados na operação. Uma arma foi apreendida. Ambos irão responder judicialmente por estas ações. 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]