Jornal Mato Grosso do Norte
Reportagem Mato Grosso do Norte
O prefeito de Alta Floresta, Asiel Bezerra (PMDB), acredita que o governador Pedro Taques irá cumprir com o que prometeu com relação ao hospital regional, na reunião com prefeitos e vereadores, realizada na segunda-feira passada no palácio Paiaguás. O governador assegurou que o atendimento no hospital será normalizado e as dívidas pagas num prazo de 15 a 20 dias.
A unidade hospitalar era administrada pela Organização Social IPAS, mas está sob intervenção do governo desde o início do mandato de Pedro Taques. O governo argumenta que durante os últimos meses que passou a frente da administração do hospital, o IPAS contraiu dívidas com os fornecedores e atrasou os salários dos servidores.
O prefeito disse que relatou para o governador e para o secretário de Saúde, a situação da unidade de saúde, que está com uma dívida acumulada de R$ 8 milhões. “Conversamos com o governador para que sejam sanados os débitos com os médicos e com os fornecedores, para que o hospital volte a atender. O hospital atende a 6 municípios e uma população de 150 mil habitantes. E é o único hospital público da região”, observou o prefeito.
O Secretario estadual de Saúde, Eduardo Bermudes, garantiu a imediata regularização no atendimento da unidade de saúde, pelos menos nas áreas mais prioritárias, e que até no final do mês de outubro, o governo estará pagando os débitos do hospital.
Bermudes negou que tenha sido cogitado o fechamento do hospital. “Em nenhum momento houve essa discussão interna. Pelo contrário. Sabemos que o hospital tem uma importância grande para a região e estarão sendo mantidos. A intenção é que ele volte a atender a pleno, para a população se sentir segura e o governo cumpra com sua obrigação”, disse o secretário de Saúde.
O deputado Pedro Satélite (PSD), relatou na Assembleia Legislativa da CPI das OSSs, que está em andamento, criticou a falta de compromisso da IPAS. “Mostraremos o desserviço que esta OSS prestou para o Estado de Mato Grosso”, disse o deputado.









