Quinta-feira, 08 de Outubro de 2026

Política Quinta-feira, 01 de Outubro de 2026, 18:00 - A | A

01 de Outubro de 2026, 18h:00 - A | A

Política / Eleições 2026

Reta final tem Max Russi na frente e alto índice de indecisos em MT

Pesquisa espontânea mostra disputa apertada entre os principais candidatos a deputado estadual em Mato Grosso

reprodução



Reportagem

A eleição para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso chega à reta final com um cenário ainda indefinido para uma parcela significativa do eleitorado. Levantamento da Percent Brasil aponta que 31% dos entrevistados não sabem em quem votar ou ainda não decidiram o candidato a deputado estadual.

Na modalidade espontânea, em que nenhum nome é apresentado ao eleitor, Max Russi (Podemos) aparece com 4,1% das citações. Na sequência está Lúdio Cabral (PT), com 3,3%.

Léo Bortolin (MDB) ocupa a terceira posição, com 3,1%. Ex-prefeito de Primavera do Leste e ex-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), ele é o único entre os cinco candidatos mais lembrados que não possui atualmente mandato na Assembleia.

Thiago Silva (MDB) aparece logo atrás, com 3%, enquanto Paulo Araújo (Republicanos), que busca permanecer no Legislativo estadual, registra 2,5%.

A lista dos mais citados segue com Eduardo Botelho, com 2,3%, e Beto Dois a Um, com 2,2%.

Outro dado que chama atenção é o percentual de eleitores que afirmaram que devem votar em branco ou anular o voto: 0,7%. O número de indecisos, porém, é muito superior e supera individualmente a intenção de voto registrada por qualquer candidato.

Como se trata de uma pesquisa espontânea, os entrevistados tiveram liberdade para mencionar qualquer nome de sua preferência. O levantamento também aponta uma distribuição das intenções de voto entre dezenas de candidatos.

A eleição está marcada para domingo (4), quando os eleitores mato-grossenses escolherão os 24 integrantes da Assembleia Legislativa.

A Percent Brasil ouviu 1.200 pessoas entre os dias 26 e 29 de setembro. A margem de erro é de 2,83 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral sob os números TSEMT09025/2026 e BR07647/2026.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]