Domingo, 01 de Dezembro de 2024

Política Segunda-feira, 02 de Maio de 2016, 00:00 - A | A

02 de Maio de 2016, 00h:00 - A | A

Política /

Saúde e Educação é para quem precisa. Quem tem condições tem que pagar!

Jornal Mato Grosso do Norte



demar Savariz
Reportagem MATO GROSSO 
DO NORTE

O líder do governador na Assembleia Legislativa, deputado Wilson Santos (PSDB), que cumpriu agenda política em Alta Floresta na quinta-feira à noite e na sexta-feira, concedeu uma entrevista exclusiva à Mato Grosso do Norte, durante reunião que manteve com lideranças políticas do PDT e do PSDB na noite de quinta-feira. Também participaram da reunião a deputada Maria Izaura e a vereadora Elisa Gomes, ambas do PDT.
Na reunião foi debatido o atual momento do governo de Pedro Taques e do estado de Mato Grosso. Segundo o deputado, o estado está passando por uma grave crise econômica.
 “Muita gente parando de investir, o número de desempregado está alto, o capital estrangeiro praticamente está congelado. Este ano o crescimento do estado será zero. Diferente de outros anos que o estado ficava na casa dos 7 a 10% de crescimento. Já em relação ao país, o Brasil terá um decréscimo de 4%”, analisa Wilson Santos.
No entanto, ele observa que a região de Alta Floresta ainda tem os investimentos das usinas hidrelétricas. “São bilhões que estão sendo aplicados, mas existem outras regiões do estado que estão completamente paradas”, disse o deputado.
“Este atual momento político e de crise chegou ao estado na gestão do governador Pedro Taques. Mas a grande obra do governo é a moralização da política. O legado que ele vai deixar para a sociedade, é que é possível fazer política com ética e honestidade. Já tivemos 110 governadores no estado de Mato Grosso. Já tivemos governadores que renunciaram o mandato e também que foram assassinados, mas nunca na história do estado, um governador havia sido preso por corrupção”, pontuou Wilson Santos, deixando subentendido que a prisão de Silval Barbosa e de outros agentes públicos de Mato Grosso estão acontecendo por determinação do governador Pedro Taques. 

SAÚDE – Para a área da saúde o deputado informa que o governo está procurando resolver os problemas. “Esta talvez seja a área mais grave. A saúde é muito cara. E nós do Brasil somos um país capitalista insistindo em políticas socialistas. O Brasil quer ofertar ensino público e saúde para todos os brasileiros. Isso é uma ilusão. Quem pode tem que pagar, o mundo rico faz isso. A política social é para quem precisa e não tem condições de pagar. Quem tem condições, tem que pagar pela saúde e educação”, afirma o líder do governador.
“Infelizmente os governos anteriores não deram uma atenção para saúde e ela está sucateada. Estamos procurando solucionar os problemas, que não se resumem apenas a Alta Floresta, mas o estado inteiro está passando por problemas”, disse o deputado. 
SEGURANÇA PÚBLICA E POLITEC – “Na área da segurança pública o governo já incorporou mais de três mil novos membros a polícia militar. Nós saltamos de 6.900 membros na PM para mais de 10.000, no Corpo de Bombeiros foi de 900 para 1400. Não tenho dúvidas que o governador Pedro Taques dará uma atenção muito grande para a segurança pública”, disse o deputado
“O problema da Politec não é somente em Alta Floresta, mas em todo o estado. Na capital a politec está completamente abandonada, precisando de investimentos imediato. A estrutura está com infiltrações, carros quebrados, enfim uma série de problemas. Mas a solução já está encaminhada. Haverá concurso público e implantação de IML em vários pólos do estado”, enfatiza.
SALÁRIOS – Para o deputado Wilson Santos, o governo terá dificuldades para pagar o RGA – Reajuste Geral Anual. “O governo está com os salários em dia. Mas fazendo de tudo para pagar o RGA. 24 estados já anunciaram que não pagarão o reajuste. Nosso governo ainda não anunciou nada. Está esperando até o dia 6 de maio que é o prazo limite para fechar a folha de junho. Estamos fazendo de tudo para conceder este aumento, mesmo que seja parcelado. Eu particularmente acho que não irá conseguir pagar. Tivemos enorme dificuldade para quitar a folha do mês de março. As percas inflacionárias já somam mais de 11%. A folha de abril ainda paga em dia, mas a reposição eu vejo dificuldades”,relata o deputado.
INFRAESTRUTURA – “Existem projetos para novas pavimentações e manutenção de rodovias pavimentadas aqui na região de Alta Floresta. Sei dos problemas que o município está passando. Eu vim de Sinop para Alta Floresta e no trecho perto da ponte do Teles Pires estava intransitável. Mas as providências já estão sendo tomadas para que esses problemas sejam solucionados. Estamos cobrando e acompanhando os esforços do governo em procurar solucionar os problemas infraestruturais do estado de Mato Grosso”, pontua Wilson Santos. 
ELEÍÇÕES 2016 – Sobre as eleições municipais, o deputado Wilson Santos disse que o governo espera uma aliança entre PDT e PSDB em Alta Floresta. “Eu não posso opinar aqui. Eu espero que o PSDB e o PDT entre em entendimento e sigam juntos, como vem ocorrendo em eleições passadas. São dois partidos que tem grandes nomes e lideranças e que devem andar juntos. É o desejo do governador. O governador Pedro Taques tem uma admiração muito grande pela deputada Maria Izaura. Nós fizemos vários convites à ela para ela vir para o PSDB, o governador também convidou, mas ela resolveu ficar no PDT. Agora, nossa torcida é pelo entendimento entre os dois partidos”, disse o deputado.
“A nível nacional o PSDB está dividido com o atual momento político. Temos um processo de impeachment da presidenta Dilma Roussef, onde o PMDB através do vice-presidente Michel Temer, deve assumir a presidência. Ele já fez o convite para José Serra assumir um ministério. No PSDB tem uma ala que admite apoiar o Temer sem participar do governo e outra ala que admite participar do governo. O que eu posso dizer é que o PSDB hoje está dividido”, complementa Wilson Santos.

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]