por Lindomar Leal /asssessoria
O vereador Adelson Servidor (União Brasil) fez um alerta direto enfático aos aposentados e pensionistas de Alta Floresta e região: “você que é aposentado e pensionista, caso tenham sido lesados ou venham a ser lesados com descontos indevidos, empréstimos consignados que não autorizaram, ou qualquer outro problema relacionado, fiquem atentos”.
Adelson orientou os cidadãos sobre os caminhos para buscar ajuda e registrar as reclamações. Segundo ele, os canais oficiais devem ser o primeiro recurso: “Se isso estiver acontecendo com você, busque ajuda pelo telefone 135, vá até uma agência física do INSS — em Alta Floresta, por exemplo, a agência fica localizada na Rua E1. Também existe o aplicativo ‘Meu INSS’, que pode ser acessado pelo celular ou computador, facilitando o registro de reclamações e acompanhamento de benefícios”.
Além das orientações técnicas, o vereador destacou um protocolo especial dentro do INSS para tratar especificamente desses casos, o que pode agilizar a resolução de problemas: “O INSS tem um Acordo de Cooperação Técnica que permite identificar os locais apropriados para fazer denúncias e tentar resolver o problema. Existe ainda um protocolo especial criado para receber esse tipo de reclamação por parte dos segurados”.
Adelson enfatizou o papel do Procon e reiterou sua disposição pessoal para ajudar os cidadãos a resolverem tais questões: “Lembre-se que você também pode procurar o Procon, que é o órgão competente para defender o consumidor. Ninguém tem o direito de mexer com sua vida financeira sem sua autorização. E, se precisar de orientação, estou à disposição. Sou servidor público federal e estou aqui para ajudar”.
O alerta do vereador ocorre em um momento de crescente preocupação com fraudes digitais e abusos contra idosos em todo o Brasil.