Sexta-feira, 18 de Julho de 2025

+Saúde Quarta-feira, 16 de Julho de 2025, 09:19 - A | A

16 de Julho de 2025, 09h:19 - A | A

+Saúde / Animais de apoio

Diferença entre pets para suporte emocional de cão de serviço

Afinal, o que distingue um animal de suporte emocional de um cão de serviço ou de terapia?



Eles não falam, mas entendem quando a tristeza pesa. Sentem o cheiro da ansiedade, reconhecem os silêncios e se aninham ali, onde o coração aperta. São companheiros leais, atentos e, muitas vezes, heróis invisíveis na saúde mental e física de quem enfrenta transtornos emocionais ou deficiências.

Afinal, o que distingue um animal de suporte emocional de um cão de serviço ou de terapia?

Fabiana Volkweis, professora de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Brasília (CEUB), detalha essas diferenças, que são essenciais para garantir os direitos dos tutores, o bem-estar dos animais e o respeito aos espaços públicos.

ANIMAIS DE SERVIÇO – A categoria reúne os famosos cães-guia, que auxiliam pessoas com deficiência visual a se locomover com mais autonomia e segurança. O grupo é maior do que se imagina: “Temos também cães treinados para operações com policiais, bombeiros, os que ajudam na audição, na mobilidade, no reconhecimento de crises, como convulsões ou queda de glicemia”.

Esses animais não são apenas companheiros, são profissionais em atividade. Por isso, têm acesso garantido a espaços públicos e privados, como ônibus, escolas, restaurantes, hospitais, aviões. E tudo isso amparado por lei.

ANIMAIS DE SUPORTE EMOCIONAL – Nessa categoria, a conexão não passa por comandos, mas pelo coração. Cães, gatos, coelhos, tartarugas não importa a espécie, o que conta é o papel de aliviar a dor emocional de quem convive com ansiedade, depressão ou outros transtornos.

Esses animais funcionam como uma rede de apoio silenciosa, oferecendo conforto, segurança e acolhimento. Em alguns casos, podem até acompanhar os tutores em espaços públicos, mas a especialista alerta que a legislação brasileira ainda está se estruturando nessa área.

ANIMAIS DE TERAPIA – Diferentemente dos outros dois tipos, os animais de terapia atuam em grupo e com hora marcada. Eles fazem visitas monitoradas a hospitais, escolas, lares de idosos e centros de reabilitação, promovendo bem-estar emocional e social por meio da interação com pessoas em situação de vulnerabilidade.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]