Sábado, 18 de Maio de 2024

+Saúde Quarta-feira, 03 de Abril de 2024, 09:02 - A | A

03 de Abril de 2024, 09h:02 - A | A

+Saúde / Alimentação saudável

Rotina alimentar simples contribui para uma vida mais saudável

Mudança de hábito precisa ser descomplicada, gradual e sem radicalismo para a nova dieta não ser um peso no cotidiano



Dia 31.03 foi celebrado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição. Para orientar nesse caminho, a nutricionista do Serviço Social da Indústria (Sesi), Rafaela Martins, compartilha dicas preciosas sobre como promover uma transformação gradual nos hábitos alimentares, sem aderir a extremos desde o início.

Afinal, segundo ela, o segredo está em iniciar essa jornada com pequenas mudanças que podem fazer uma grande diferença no longo prazo.

  “Basta diminuir aos poucos o consumo de ultraprocessados, incluir mais sucos naturais na dieta, fazer grelhados algumas vezes na semana ou legumes no vapor, trocar o chocolate comum por amargo ou meio amargo. São mudanças sutis que, quando você menos esperar, já estarão na sua rotina alimentar”, garante.  

O novo hábito pode começar no café da manhã. Bora incluir um ovinho mexido naquele pão francês de cada dia? A nutricionista explica que a refeição terá alguns dos nutrientes ideais para corpo, que são o carboidrato e a proteína. O prato ganha mais sabor se associado a uma fruta. Pode ser mamão, banana, uva. A escolha é livre! Tem também o cafezinho preto que não pode faltar. “É importante reduzir a quantidade de açúcar que está tudo certo”.  

Nem só de carboidrato e proteína vive um corpo. Ele precisa de outros nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras. Esse mix de saúde em forma de comida pode estar no seu prato no almoço e jantar. Para estas refeições, Rafaela aconselha um prato colorido.  

“Arroz e feijão são excelentes, mas sozinhos não ofertam todos os benefícios necessários”, explica a nutricionista, que indica a dupla queridinha dos brasileiros aliada a legumes crus e/ou cozidos, carnes bovinas, suínas, frango, peixes, ovos, tofu, e/ou leguminosas, além de azeite.

“Esse novo comportamento não pode ser um peso na vida porque logo a pessoa desiste. É preciso manter o equilíbrio para saborear a comida com prazer”, diz.  

Para potencializar os benefícios desse novo estilo de vida o médico do Trabalho do Sesi MT, Ediney Espínola, sugere a prática de exercícios físicos. Segundo ele, não precisa ser nada intenso como crossfit ou musculação. Um treino funcional de 1h duas a três vezes na semana ou caminhada na mesma frequência é suficiente para sair do sedentarismo.  

“Atividade física aliada a uma alimentação equilibrada diminui os fatores de risco à saúde e ajuda na prevenção contra câncer, diabetes, obesidade, pressão arterial, colesterol, entre outras”, destaca.

  Receita da nutri- À noite, quando a chuva cai o clima pede comidas mais leves, destaca Rafaela, que recomenda caldos quentes de mandioca, de abóbora e sopas nutritivas, além de chás de ervas aromáticas e especiarias como canela, anis, gengibre ou cravo, que são substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres e atuam com ação anti-inflamatória.     

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]