Domingo, 16 de Junho de 2024

+Saúde Quarta-feira, 22 de Maio de 2024, 09:24 - A | A

22 de Maio de 2024, 09h:24 - A | A

+Saúde / Campanha

Você pode ser uma doadora de leite materno

Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição



No domingo, 19 de maio, foi comemorado o Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano. A data, que no Brasil faz parte da Semana Nacional de Doação de Leite Humano, tem como objetivos estimular a doação, mobilizar população, gestores, profissionais de saúde e mulheres que amamentam para as formas e a importância de doar leite humano.

  O Brasil é referência internacional, com a maior e mais complexa rede de bancos de leite humano do mundo, e já compartilhou sua experiência com mais de 20 países na África, América Latina, Caribe e Europa. A cooperação técnica brasileira sobre a matéria é liderada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC) do Ministério das Relações Exteriores, em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).  

A Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma ação estratégica de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Engloba as ações de coleta, processamento e distribuição de leite para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.  

Uma iniciativa do Ministério da Saúde, por meio do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), a Rede de Bancos de Leite Humano atualmente integra a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e Aleitamento Materno (PNAISC). São 222 bancos de leite humano presentes em todos os estados brasileiros e, ainda, 217 postos de coleta.  

DOAÇÃO DE LEITE – A doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação.  

Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição. O leite materno doado passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído.  

Para doação a um banco de leite humano, o leite materno deve ser armazenado em frascos de vidro de boca larga e tampa de plástico previamente higienizados com água e sabão e depois fervidos por 15 minutos, contando o tempo a partir do início da fervura.

É importante realizar a higienização da mama com água e lavar as mãos com água e sabão, além de utilizar máscara sobre o nariz e a boca para evitar que gotículas de saliva caiam no leite doado. O leite colhido é analisado, passa por processo de pasteurização e é submetido a controle de qualidade antes de ser fornecido aos bebês internados nas unidades neonatais.      ​

(Fonte: Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República)

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]