Domingo, 13 de Outubro de 2024

Variedades Sexta-feira, 18 de Outubro de 2019, 00:00 - A | A

18 de Outubro de 2019, 00h:00 - A | A

Variedades /

Lugar de mulher também pode ser na oficina



Reportagem
Mato Grosso do Norte

Lugar da mulher é onde ela quiser. E porque não em uma oficina?  Em Alta Floresta, a mecânica Soeli Aparecida de Ramos Cluzeni, conta que ela, o esposo e o filho sãos os que trabalham na oficina da família.
Soeli conta que começou a trabalhar como mecânica a partir de um momento de crise financeira. “Nós estávamos construindo a oficina com recursos próprios. Chegou num momento que só tinha um funcionário. Ele começou dar alguns prejuízos e acabou saindo da empresa. Foi quando o meu esposo disse: “Se eu soubesse que nós dois dávamos conta, não iríamos contratar mais ninguém”. 
“Eu respondi que teríamos que tentar, pois só assim iríamos saber se conseguiríamos. Não foi fácil no começo, mas hoje estamos trabalhando muito bem.  Fui aprendendo do zero e hoje eu faço muitas coisas na área da mecânica”, fala a Soeli. 
Soeli lembra que no início, principalmente os homens, achavam estranho uma mulher trabalhar como mecânica. “Ainda hoje tem isso! Não sei se é preconceito, mas os homens principalmente, ficam meio desconfiados com uma mulher arrumando carros. No começo foi difícil, mas hoje eles têm mais confiança. A mulher é capacitada. Deus capacita a mulher, assim como Ele capacita os homens. Basta a gente estar disponível para aprender. A partir desse momento, Deus faz o restante!”, disse Soeli. 
Soeli observa que ainda não trabalha com motores, câmbio e caminhonetas. “Carro baixo, eu tiro o motor, o câmbio, mas quem trabalha é o meu esposo. As outras coisas eu faço”, pontua Soeli.
DICAS DE SOELI PARA AS MULHERES
Eu ouso de muitas mulheres que são proprietárias de veículos: Meu carro começou um barulho e agora aumentou e eu não sei o que é? 
O carro é como se fosse um ser humano, ele dá o primeiro sinal que vai dar problema. Ouviu um barulho diferente, leva ele na oficina de sua confiança. Faz um checape na suspensão, freio, direção, principalmente nas questões que envolvem riscos de acidente. Às vezes é algo simples que se não for trocado pode acrescentar em algo muito pior, orienta Soeli.
ÓLEO DO MOTOR
Ao trocar o óleo do motor, verifique no manual do veículo suas especificações. O óleo é utilizado para refrigerar, lubrificar e limpar o motor. O motorista deve ficar atento ao adesivo colado no vidro do carro — que indica a data da troca. Procure fazer esse procedimento em uma oficina mecânica especializada.
MANUTENÇÃO DO MOTOR
Alguns componentes devem ter o período recomendado de troca respeitado, visto que esse descuido pode resultar em desgaste e um consumo de combustível acima do normal. Assim, recomenda-se trocar as velas a cada 20 mil quilômetros, o filtro de combustível a cada 10 mil e o filtro de ar a cada 15 mil. Já o filtro de óleo, troca-se junto com o óleo do motor. 
CALIBRE OS PNEUS 
Calibrar os pneus com regularidade, além de contribuir para a durabilidade deles, reduz muito o consumo de combustível. De fato, isso evita o superaquecimento e um consequente desgaste precoce, bem como o risco de acidentes. Os especialistas recomendam a calibragem uma vez por semana.
SUPERAQUECIMENTO
Se observar o superaquecimento em seu carro, a dica é que pare o veículo e espere esfriar. Deixe o capô aberto para esfriá-lo rapidamente e verifique o reservatório de água. Se estiver abaixo do nível recomendado pelo fabricante, complete com água normal.
ALINHAMENTO E BALANCEAMENTO
Tanto o alinhamento quanto o balanceamento devem ser feitos a cada 10 mil quilômetros ou se houver troca de pneus e outros componentes relacionados. Esses procedimentos evitam o desgaste dos pneus, diminuindo as chances de ocorrência de acidentes.
“Lembre-se que a vida útil do seu veículo depende de como você trata dele. Procure ficar atenta quando acende alguma luz no painel. Se ascender, leve o quanto antes a uma oficina mecânica”, finaliza.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]