Sexta-feira, 21 de Junho de 2024

Variedades Quarta-feira, 11 de Dezembro de 2019, 00:00 - A | A

11 de Dezembro de 2019, 00h:00 - A | A

Variedades /

O que é metabolismo? Saiba tudo sobre esse mecanismo do corpo



Thaís Garcez

Tão importante quanto o que você come e a quantidade do que come é como você gasta a energia que o alimento fornece. Isto envolve seu metabolismo. Mas o que é metabolismo? É a série de processos contínuos pelos quais o combustível que ingerimos é decomposto e liberado como energia para o corpo. A energia é usada para executar várias funções, como batimentos cardíacos, crescimento e reparação do corpo e fornecimento de combustível para atividades físicas.
A quantidade de energia (em calorias) que seu corpo queima em determinado momento é influenciada por seu metabolismo. Mas se você ingere mais do que precisa, o excesso é armazenado como gordura.
Taxa de metabolismo basal (TMB) - Esta é a quantidade de energia que você gasta apenas para manter funções corporais essenciais como respiração, batimentos cardíacos e manutenção da temperatura do corpo quando ele está em repouso, sem exercer nenhuma atividade. Em outras palavras, é a quantidade de energia necessária para mantê-lo funcionando.
Sua TMB é responsável por 60% a 80% da energia que você consome todo dia. Alguns dos fatores que determinam sua TMB estão além de seu controle:
• Envelhecimento – de modo geral, seu metabolismo diminuirá com o envelhecimento, em virtude, em parte, da perda de tecido muscular
• Gênero – em geral, os homens, por causa do corpo maior e da maior quantidade de músculos em relação à gordura corporal, tendem a ter metabolismos mais rápidos que as mulheres
• Constituição genética – sua TMB pode ser em parte predeterminada por seus genes
• Fatores ambientais – se estiver muito quente ou muito frio, seu corpo precisa se esforçar mais para manter a temperatura, e isso aumenta o metabolismo.
A atividade física, por outro lado, que tem influência importante sobre a TMB, é algo que você pode controlar. Qualquer atividade descascar ervilhas, separar documentos ou ler terá um pequeno efeito, mas são os exercícios intensos que fazem notável mudança em seu metabolismo.
Os exercícios regulares criam tecido muscular, e os músculos queimam calorias, mesmo quando seu corpo está em repouso. Isto significa que quanto mais ativo você for, mais rápido será seu metabolismo. Com exercícios regulares, é possível acelerar sua taxa metabólica de modo que seu corpo use mais energia para cada função.
Comece desde cedo - Os pais precisam assumir a responsabilidade pela comida servida a seus filhos e pelos níveis de atividades deles. Idealmente, hábitos saudáveis deveriam existir por volta dos três anos de idade. Então, para ajudar nessa tarefa, confira essas dicas:

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]