Luciano Huck manteve uma relação comercial e de amizade com Daniel Vorcaro, preso por suspeita de fraudes financeiras e lavagem de dinheiro. O apresentador do Domingão atuou ativamente para ter o patrocínio do Will Bank, banco digital ligado a Vorcaro, e obteve não apenas contratos para a Globo, mas também valores para suas contas pessoais. Caso trabalhasse no Jornalismo da emissora, Huck teria seu cargo colocado em xeque pela mesma regra que custou o emprego de Dony De Nuccio em 2019.
Naquele ano, De Nuccio deixou a Globo após o Notícias da TV revelar que o jornalista mantinha uma empresa de comunicação que prestava serviços ao Bradesco enquanto ocupava a bancada do Jornal Hoje.
A situação se agravou quando veio à tona que ele também havia participado de negociações comerciais com o banco, incluindo uma proposta de contrato que poderia chegar a R$ 60 milhões.
Na época, Dony de Nuccio reconheceu que determinadas atividades de sua empresa ultrapassavam os limites esperados pela Globo para seus jornalistas e apresentou sua carta de demissão. O então diretor-geral de Jornalismo, Ali Kamel, aceitou o pedido.
A regra em questão não é uma particularidade da Globo. A restrição para que jornalistas mantenham negócios comerciais com empresas relacionadas à sua atuação profissional ou usem a posição que ocupam na televisão para obter vantagens particulares é uma prática comum em redações, justamente para evitar conflitos de interesse. A lógica é separar a pessoa física da jurídica.
É nesse ponto que o caso de Huck se aproxima do episódio que derrubou Dony. As mensagens encontradas pela Polícia Federal no celular de Vorcaro mostram o apresentador envolvido nas tratativas para levar o Will Bank ao Domingão, além de intermediar contatos do banqueiro com a Globo.
Ao mesmo tempo, registros revelados pela revista Veja apontam para uma relação próxima entre os dois e mencionam que Vorcaro teria feito um pagamento de R$ 26 milhões referentes a um "contrato pessoal" para Huck.
A diferença fundamental está na função de cada um dentro da Globo. O código de conduta citado no caso de Dony De Nuccio estabelece regras específicas para os profissionais do Jornalismo, enquanto Huck pertence ao departamento de Entretenimento, mais complacente.
Por isso, as normas que poderiam colocar em xeque a permanência de um jornalista não se aplicam ao apresentador do Domingão da mesma maneira.
Em nota enviada ao Notícias da TV, Huck negou ter sociedade com Vorcaro e afirmou que toda a interação entre os dois ocorreu em torno da captação e da gestão do patrocínio do Will Bank.
Segundo o apresentador, o acordo comercial foi todo feito dentro da legalidade: teve contrato assinado, notas emitidas, impostos recolhidos e serviços devidamente prestados.
Relação de Huck e Vorcaro resultaria em demissão no jornalismo da Globo










