Quarta-feira, 14 de Maio de 2025

Agronegócio Segunda-feira, 12 de Maio de 2025, 08:46 - A | A

12 de Maio de 2025, 08h:46 - A | A

Agronegócio / sustentável e diversificado

Áreas de soja podem transformar municípios de Mato Grosso em grandes produtores de mel

Durante a florada da soja, os produtores de mel podem colher entre 40 e 60 kg de mel por caixa, enquanto a média nacional é de 19 kg por colmeia ao ano



Reportagem

Responsáveis por 3,6 milhões de hectares cultivados com soja na última safra, os municípios do médio-norte de Mato Grosso — entre eles Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum — também despontam como uma nova fronteira para o desenvolvimento rural sustentável e diversificado.

Pesquisas apontam que a integração entre lavouras de soja e criação de abelhas pode elevar, em geral, 15% a produtividade das lavouras, sem a necessidade de aumento nos custos de produção. Os dados foram apresentados durante o workshop “O Agro e as Abelhas”, realizado no dia 8 de maio, no campus do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), em Sorriso. A iniciativa foi promovida pelo IFMT e o Clube Amigos da Terra (CAT Sorriso).

Entre os grandes produtores de soja do mundo, Sorriso se destaca como o município com maior volume de produção do grão. Além disso, vem ampliando sua atuação na produção de mel. Conforme a Secretaria Municipal de Agricultura Familiar e Segurança Alimentar de Sorriso, existem cerca de 50 meliponicultores e 70 apicultores em atividade.

“Hoje a gente visa coletar enxames e levar para produtores, pequenos ou grandes, que queiram começar essa atividade na sua propriedade”, explicou o secretário Lucas de Oliveira.

O evento evidenciou os benefícios da polinização cruzada para o desenvolvimento tanto da agricultura quanto da apicultura na região. Em sua palestra, o engenheiro-agrônomo e pesquisador da Embrapa Soja, Décio Luiz Gazzoni destacou os impactos econômicos relevantes.

“É possível imaginar o volume de recursos que poderiam ser injetados na economia local com uma integração bem estruturada entre lavouras de soja e abelhas. Na soja, os ganhos de produtividade podem variar entre 10% e 30%, dependendo de fatores como clima, manejo e localização das áreas cultivadas. É renda líquida para o produtor, já que não há aumento de gastos com sementes, fertilizantes ou defensivos”, explicou Gazzoni.

Na apicultura, os dados também são promissores. Durante a florada da soja, os produtores de mel podem colher entre 40 e 60 kg de mel por caixa, enquanto a média nacional é de 19 kg por colmeia ao ano. Para o presidente da Associação dos Apicultores de Sorriso, Walter Nericke, o conteúdo apresentado no evento tem relevância para transformar a realidade da atividade no estado. “Estou muito convencido de que, daqui a dois ou três anos, vai mudar totalmente o cenário da apicultura e os agricultores vão querer abelhas nas propriedades de soja”, disse Nericke.

O evento contou ainda com apoio da Embrapa, Prefeitura de Sorriso, Associação de Apicultores de Sorriso, APIS Vale (Associação de Apicultores e Meliponicultores do Vale do Teles Pires) e Cidesa (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires).

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]