Segunda-feira, 09 de Setembro de 2024

Artigo Sexta-feira, 26 de Junho de 2020, 00:00 - A | A

26 de Junho de 2020, 00h:00 - A | A

Artigo /

Cadê o Distrito Industrial de Alta Floresta?



Prezada(o) Leitora(or), Sinop hoje tem três distritos industriais. Sorriso tem dois. Colíder tem dois. Nova Santa Helena, com seus 3.596 habitantes tem distrito industrial e assim para outras cidades do Nortão. 
Alta Floresta, pelo contrário, com seus cerca de 80.000 habitantes e seu progresso fantástico, não tem nenhum; ou melhor, tem um antigo, hoje praticamente abandonado. É uma vergonha para nós! E o pior é que tem gente por aqui que não se envergonha disso e dorme em paz porque confunde: “distrito industrial” com “setor industrial”.
Eis, prezada(o) Leitora(or), a seguir, um pouco da História do Distrito Industrial de Alta Floresta. Robson Silva, quando prefeito de nossa cidade, teve o grande mérito de criar nosso distrito industrial, lá na Cidade Alta onde hoje se encontram algumas madeireiras. Depois, veio o Prefeito Romoaldo Júnior que chegou a comprar e preparar o terreno para o distrito industrial de Alta Floresta. Infelizmente, tudo morreu porque não havia energia elétrica. Em seguida, veio a Prefeita Maria Izaura que, em oito anos, nem sonhou com o distrito industrial de Alta Floresta, preocupada que estava em perseguir a UNIFLOR e o Prof. Tobias.
Mas, o que é o distrito industrial? Pergunta importante para Alta Floresta, dona de um pujante progresso que acaba de se tornar uma “grande cidade”. (A esse propósito, neste mesmo jornal, dia 17, um artigo nosso intitulado: “Hoje, Alta Floresta é uma grande Cidade?”). Segundo motivo para mostrar a importância de se saber o que é distrito industrial: “As eleições de outubro”. De maneira que o alta-florestense que ama a cidade e nasceu aqui ou não e tiver consciência do que é distrito industrial passe a exigir de todo candidato a prefeito de Alta Floresta o compromisso de trazer o distrito industrial.

Enfim, explicação do que é o distrito industrial: é um terreno grande, tão grande que equivale a um bairro novo, comprado pela Prefeitura de Alta Floresta para nele se instalarem fábricas, seja lá do que for e seja lá de onde vier. Vantagens para atrair empresários, de dentro ou de fora de Alta Floresta: isenção de impostos, preço convidativo dos terrenos do distrito industrial colocados à venda, localização estratégica do distrito industrial para transporte, energia e outros itens, infraestrutura completa para instalação de uma fábrica e outros atrativos.

E o que é o “setor” industrial?
É simplesmente sinônimo de “bairro”, que nada tem a haver com “distrito” industrial, a não ser, como acontece às vezes, por estar perto ou nas proximidades de um distrito industrial. Daí o perigo que leva o engana-bobo a confundir “setor” industrial com “distrito” industrial.
Prezada(o) Leitora(or), pense, até hoje, quantos empresários e quantas fábricas, tanto de dentro quanto de fora de Alta Floresta, se houvesse o Distrito Industrial de Alta Floresta, estariam aqui, trazendo centenas de empregos, montanhas de dinheiro e de arrecadação de impostos assim como mais progresso e contudo, em vez disso, levaram e continuarão levando todos esses benefícios para Sinop, Colíder, Nova Santa Helena e outros distritos industriais de cidades do Nortão.
Finalizando, prezado Eleitor que vive e ama Alta Floresta, único objetivo desse artigo é: Alertar e solicitar a V.Sa. que só prometa votar e vote em candidato que se comprometer em trazer o Distrito Industrial de Alta Floresta.

 

Prof. Dr. José Antonio Tobias. Diretor Geral Faculdades de Alta Floresta  

 

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]