Sexta-feira, 01 de Novembro de 2024

Artigo Quarta-feira, 22 de Novembro de 2023, 08:56 - A | A

22 de Novembro de 2023, 08h:56 - A | A

Artigo / Artigo

Ele se abaixou

Mestre não se levantou ou subiu em palco para chamar atenção dos acusadores



  Francisney Liberato

Diante de todas as acusações contra aquela mulher e de todas as barbáries feitas pelos acusadores, que eram até piores do que as daquela mulher, um fato me chamou atenção.   Jesus simplesmente poderia condená-los e nem dar atenção a eles, pois tais acusações tinham outras intenções não reveladas. Além disso, eles se achavam melhores do que aquela mulher.  

O Mestre não se levantou ou subiu em um palco para chamar a atenção dos acusadores. Ele não se utilizou de toda a autoridade que lhe fora concedida. Ele não precisou provar o seu amor por nós.   Jesus se abaixou. Reflita sobre essa atitude do Mestre. Ele se abaixa, se curva, se humilha, se ajoelha. Nós devemos ter a humildade de Jesus como modelo em nossas vidas.  

Ser humilde é estar acima da média. Jesus nos ensinou o poder da humildade.   Além de se abaixar, o Mestre não disse nada até aquele instante, apenas escreveu na areia os pecados cometidos por aqueles homens. Ele fica calado. Será que, diante das provocações que recebemos de nossos inimigos, não deveríamos ter a mesma atitude? Nos abaixar e não dizermos nada?  

Nós sabemos que quando o clima está tenso e aflorado, com os envolvidos carregando uma carga emocional acima do tolerável, é preferível se abaixar e ficar em silêncio, aguardando o momento certo para verbalizar, de forma resumida, os seus pontos de vista.   Jesus se abaixou. Jesus se calou.   Jesus então resolveu falar usando Sua mente serena de um verdadeiro Mestre.

O Mestre não disse nada até aquele instante, apenas escreveu na areia os pecados cometidos por aqueles homens

Ele foi preciso, firme e contundente com as Suas palavras e de forma bem objetiva disse: “Quem de vocês estiver sem pecado, que seja o primeiro a atirar uma pedra nesta mulher!” João 8:7.   Após a mensagem do Mestre, os acusadores foram embora, pois sabiam que estavam equivocados e faziam o papel de pessoas hipócritas.   E o nosso Mestre, mais uma vez, voltou-se para o chão e continuou a escrever os pecados daqueles homens.

Ele voltou à Sua situação anterior, e em silêncio ficou, até o clima tenso ser dissipado.   Jesus se abaixou, calou-se, e então falou. Esse é o verdadeiro tripé que Cristo ensina para cada um de nós hoje: que devemos ser humildes, que devemos ficar quietos diante de uma situação de conflito, que devemos falar de forma sábia, e, por fim, devemos voltar à nossa situação anterior, ou seja, estável e equilibrada.

  Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas.   

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]