Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024

Artigo Sexta-feira, 26 de Julho de 2024, 08:31 - A | A

26 de Julho de 2024, 08h:31 - A | A

Artigo /

Os dois Nortões substituídos para sempre pelo novo Nortão

O assunto dos dois Nortões, na imprensa, é inédito. Pela primeira vez, conosco, é trazido para a imprensa e para o público.



1. Introdução
Prezado(a) Leitor(a), V. Sa. só poderá ler e entender plenamente este artigo se leu o meu artigo: “Alta Floresta, hoje, é a Capital do Nortão?”, publicado, há pouco, durante duas semanas, nos jornais e na internet.

Contudo, para ajudar qualquer pessoa, eis um resumo do referido artigo: “Alta Floresta, fundada em 1976, hoje tem 48 anos e é origem das onze cidades que nasceram e cresceram à sua sombra, formando o hoje chamado Nortão”, que se estende de Alta Floresta até o lado de cá do Rio Juruena, com sua ponte de 1.360 metros, em quanto a ponte do nosso Rio Teles Pires tem apenas 360 metros. Do outro lado do Rio Juruena, com cinco cidades, nasceu e cresceu o outro Nortão, à sombra de duas cidades que são Juína e Cuiabá.

O Rio Juruena, sem a ponte, constituí, portanto, a linha divisória e separatista que originou e manteve até hoje a existência de dois Nortões”.

2. A Chegada do novo Nortão
Se alguém é residente em Alta Floresta ou no Nortão do lado de cá do Rio Juruena e tem empresa, ou loja, ou trabalha na área de transporte, do comércio, da saúde, da indústria, da escola ou qualquer outra atividade, deverá preparar-se, porque, como consequência da aparição da ponte sobre o Rio Juruena e da extinção da linha divisória e separatista dos dois Nortões, muita coisa terá que ser mudada.

Hipoteticamente vou tomar, como exemplo, uma empresa de transporte de pessoas e de cargas do Nortão de Alta Floresta a Princesa, que antes, em cada viagem, percorria no máximo 200 km, isto é, até a ponte, agora chegará a cerca de 500 km, isto é, até o Estado de Rondônia. Antes, atendia 11 cidades do Nortão de cá, agora serão 16 cidades, onze do Nortão de cá e mais 5 do Nortão de lá. A contabilidade, o lucro ou perda financeira, os novos postos de atendimento, os novos funcionários, a venda de terras e terrenos da zona rural e da zona urbana do Nortão de Juína e Cuiabá trazidas pela chegada de uma extensão imensa e em grande parte ainda virgem do Nortão do lado de lá até Rondônia.

3. O novo Nortão
O assunto dos dois Nortões, na imprensa, é inédito. Pela primeira vez, conosco, é trazido para a imprensa e para o público.

O Nortão, nascido em 2026 (quando o Governo prometeu inaugurar a ponte do Rio Juruena) é feito pela assumpção e continuação dos dois Nortões, dando origem ao novo Nortão que chegou para ficar e para sempre ficará. De 2026 em diante, ele é e será para sempre o Nortão que, constituído de dezesseis cidades, estender-se-á de Rondônia até Alta Floresta. O antigo Nortão, de 50 anos, nascido em 1976 com Ariosto da Riva, e crescido à sombra de Alta Floresta, com a inauguração da Ponte do Rio Juruena, em 2026, juntar-se-á com o Nortão nascido e crescido à sombra de Juína e Cuiabá. A superfície do novo Nortão é mais do que o dobro do antigo Nortão e conta com duas novidades fundamentais, que são: 1.ª – a maioria das terras do

Nortão de Juína e Cuiabá até Rondônia são virgens e férteis, ainda não foram comercializadas e exploradas; 2.ª – a Rota do Pacífico, no Brasil, isto é, em Mato Grosso, identificada (Assim esperamos!) com a MT-208, tem trajeto mais extenso do que o trecho do Peru e do Estado do Acre e passará pelo Nortão de Juína e Cuiabá, enriquecendo-o e valorizando-o.

4. Conclusão
Portanto, a partir de 2026, com a inauguração da Ponte do Juruena, nascerá o Novo Nortão. A empresa ou a pessoa, física e jurídica, do Nortão de Alta Floresta e do Nortão de Juína e Cuiabá que se adaptar ao Novo Nortão, crescerá e viverá o novo mundo, inédito e rico, que chegou e ficará para sempre. A empresa e a pessoa, física ou jurídica, que não se adaptar, com tudo na vida, irá ficando no tempo e no atraso em tudo. Devagarinho entrará na estrada da decadência que, com os anos e décadas a levará ao desaparecimento.

 

Prof. Dr. José Antonio Tobias - Diretor das Faculdades de Alta Floresta

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]