Quarta-feira, 18 de Junho de 2025

Atualidades Segunda-feira, 28 de Novembro de 2016, 00:00 - A | A

28 de Novembro de 2016, 00h:00 - A | A

Atualidades /

4ª edição da Caminhada Passos que Salvam é realizada em Alta Floresta



Cátia Brito
Mato Grosso do Norte

Aconteceu neste domingo, 27, no período da manhã em Alta Floresta a 4ª edição da Caminhada Passos que Salvam, que tem como lema “Todos em direção à cura do câncer infantojuvenil”. 
O evento é uma iniciativa do Hospital do Câncer de Barretos, que começou a fazer a mobilização em 2012. Alta Floresta foi a primeira cidade de Mato Grosso a aderir a campanha, que tem como objetivo fazer a conscientização da importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, que aumenta as chances de conseguir com que o tratamento seja eficaz e alcance a cura. Com o diagnóstico precoce as taxas de cura podem chegar de 80 a 90%.  
Aparecida Monteiro Flauzino teve a filha diagnosticada com um tumor no nervo ótico no ano passado e explica que não sabia que poderia ser o câncer. “Ela começou a perder a visão na escola e eu não sabia o que era, levei no oculista, foi quando foi detectado, fizemos uma ressonância e começamos o tratamento”, disse. 
Sua filha de apenas 15 anos fez tratamento em Barretos por 6 meses, mas não resistiu e faleceu em fevereiro deste ano. Aparecida usava a garrafinha e o tênis da filha para homenageá-la.
Sirlei Dal Maso, integrante do grupo Pedala na Alta, participa do evento desde 2013 e fala da importância da prática de atividade física. “É muito gratificante apoiar esta causa. A bicicleta vem como uma forma de auxiliar na prevenção de doenças. Além disso, nossa cidade é bem atendida e recebida no hospital do câncer, é uma instituição que já salvou a vida de diversas crianças”, fala Sirlei.
Silvane Teles, que foi com o filho e uma amiga, participou pela primeira vez da caminhada. E o que a motivou foi o fato de ter tido câncer. “O câncer é uma doença que mata. Você sempre tem que estar bastante informado sobre ela. Como eu tive, agora estou apoiando esta causa”, disse e ainda ressalta que gostou bastante da organização e ano que vem irá participará novamente. 
No geral, um público muito significativo participou da mobilização, desde crianças em carrinhos com os pais, até idosos, mostrando que toda a comunidade tem se empenhado e apoiado a causa. Para participar era necessário adquirir um kit no valor de R$ 30, onde vinham uma camiseta, um boné e uma squeeze. Toda a renda arrecadada será revertida ao Hospital do Câncer de Barretos, esclarecer Márcio Tadeu, tesoureiro da organização do evento. “Cem por cento do que é arrecadado é doado para o Hospital do Câncer de Barretos” e ainda ressalta a satisfação em fazer parte da mobilização. “A gente faz com gosto, porque vemos como estas crianças são atendidas. Além disso estamos com parcerias fantástica no município, pessoas que estão percebendo como é sério este trabalho e necessário”, disse Márcio.
Leila Rennó, coordenadora da Caminhada em Alta Floresta, estava muito feliz com os resultados, principalmente pelo fato das pessoas estarem cada vez mais conscientes da importância do diagnostico precoce. “A cada ano que passa a gente percebe que as pessoas estão participando mais, costumo dizer que estamos nos divertindo seriamente, pois a gente brinca e ri neste percurso, mas se trata de um assunto muito sério”, disse e complementa com os resultados deste ano. “Neste ano foram mais de 3500 kits vendidos, 300% a mais que a primeira caminhada”. Ela agradece a equipe, as empresas que estão apoiando e todos os voluntários.
O circuito saiu da Praça do Avião pela Avenida Ariosto da Riva, com retorno na travessa do posto próximo a rodoviária e retornou para a Praça do Avião pela Avenida Ludovico da Riva. No decorrer da caminhada foram distribuídos cupons para sorteio de brindes na chegada. Todo evento foi acompanhado por equipes de apoio com água, além da presença do Corpo de Bombeiro e do Tiro de Guerra que mantiveram a segurança dos participantes no decorrer da caminhada. O evento conta com a participação de vários comércios do município e o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.  
Vale lembrar, que Alta Floresta possui médicos capacitados para diagnosticar a doença e encaminhar para o Hospital de Câncer Barretos, além de estar sempre orientando os profissionais da rede de saúde sobre os sintomas da doença.

Alta Floresta foi a primeira cidade de Mato Grosso a aderir a campanha

Alta Floresta tem inspirando outros municípios do estado aderir à causa, hoje são mais de 35 cidades em Mato Grosso. Mais de 500 municípios distribuídos em 17 estados do Brasil participaram da caminhada deste ano.
TRATAMENTO – O Hospital de Câncer Infantojuvenil de Barretos tem por missão garantir tratamento multiprofissional gratuito aos pacientes com câncer infantojuvenil, de forma humanizada, individualizada, apoiada em programas de assistência, ensino e pesquisa.  
SINTOMAS - Existem diferentes sinais pelos quais podem supor que uma criança sofra de algum câncer, portanto fique atento se a criança apresentar: dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem;  dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento de tamanho de barriga; brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]