Mato Grosso do Norte
CÁTIA BRITO
Mato Grosso do Norte
Foi apresentado na terça-feira, 31, na reunião do Consórcio Regional de Saúde da região de Alta Floresta, o programa do governo federal, Telessaúde, que através de ferramenta de tecnologia da informação oferece condições de promover a teleassistência e teleeducação. O programa vem sendo desenvolvido desde 2003, e já havia sido aderido pelo município de Alta Floresta, mas não foi desenvolvido, pois houve a necessidade de reformulação do sistema por parte do governo. O programa foi readequado com as novas tecnologias e o profissional com acesso a ele terá a sua disposição, os serviços de Teleconsultoria (para casos de dúvidas), Telediagnóstico (emitido por especialistas), Segunda Opinião Formativa (com respostas sistematizadas) e Teleeducação (capacitação).
Os profissionais das Unidades Básicas de Saúde - UBS das cidades que compõem o Consórcio (Alta Floresta, Paranaíta, Carlinda, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás), farão a capacitação no mês de abril, inicialmente apenas os médicos e enfermeiros terão acesso ao sistema. Os médicos do Hospital Regional também serão convidados.
O secretário de Saúde de Alta Floresta, José Luiz Augusto Teixeira, considera a ferramenta uma ótima oportunidade para melhorar o atendimento ao paciente. “Acredito que é uma ferramenta que vem para nos ajudar, da mesma forma que o prontuário eletrônico. O sistema irá melhorar a qualidade do atendimento ao paciente, seja para fazer encaminhamentos ou evitando-os. Ele ajudará a reduzir os custos operacionais, além de ajudar também os profissionais dos municípios que estão mais isolados”, explica José.
COMO FUNCIONA - O profissional diante de uma necessidade de informação para atender paciente, acessa com seu login pelo computador ou celular, basta ter acesso a internet. Descreve as dúvidas, com opção de envio de imagens, depois de 72 horas o Telessáude manda o diagnóstico para o médico. Ao acessar o site, a informação vai para uma central onde vários especialistas interagem, inclusive tem uma central no Hospital Universitário de Cuiabá.
VANTAGENS - Vários serviços ao paciente são simplificados, evitando ter que encaminhar o paciente ao hospital ou passar por um procedimento mais demorado. O Telessaúde responde dentro de várias especificidades, facilitando o trabalho do médico, auxiliando na qualidade dos serviços prestados, possibilitando uma investigação mais profunda e prescrevendo uma medicação com mais certeza.
PRONTUÁRIO ELETRÔNICO – O Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) facilitará o atendimento ao paciente, pois reúne informações do histórico dos atendimentos realizados pelo SUS, como dados, procedimentos realizados e resultados de exames de qualquer cidade. Os municípios tem até dezembro de 2018 para se adequarem ao programa.