Terça-feira, 10 de Setembro de 2024

Atualidades Sexta-feira, 02 de Agosto de 2024, 08:29 - A | A

02 de Agosto de 2024, 08h:29 - A | A

Atualidades / Tecnologia

Alta Floresta participará pela 1º vez de Festival Sesi de Robótica

Evento será realizado nos dias 7 e 8 de agosto em Cuiabá e reúne alunos de 15 a 18 anos



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

Alunos de diversas regiões do Estado estão empenhados, dando o melhor de cada equipe na produção de robôs. A finalidade de tanto esforço é para se destacarem com seus trabalhos no 1º Festival Sesi de Robótica, etapa Off Season, que acontecerá nos dias 7 e 8 de agosto em Cuiabá e que integra a Robótica Educacional.

Mato Grosso irá competir com 11 equipes da modalidade FIRST Robotics Competition (FRC) A modalidade FRC, conhecida como a olimpíada da robótica.

O evento traz incentivos para o desenvolvimento intelectual e visa aprimorar o conhecimento, despertando a criatividade, através de uma competição que reúnirá jovens de 15 a 18 anos, do Ensino Médio.

Através de um trabalho sintonizado e moldado, troca de experiências, os estudantes são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial, com até 55kg e 1,5 metro de altura.

Mato Grosso se destaca no cenário da robótica com, pelo menos 5 equipes consideradas precursoras na construção de robôs no estado. Agora nessa nova competição, que acontece como forma de experimento no início deste mês, mais 6 equipes de robótica vão integrar o time mato-grossense. E para entrarem na competição fortalecidas, as equipes novatas estão contando com mentorias nas áreas de mecânica, programação, social e marketing.

Alta Floresta, pela primeira vez participa do evento. O professor de Tecnologia da Informação, Deric Mateus de Oliveira Martins, em entrevista ao Jornal Mato Grosso do Norte, nesta quinta-feira, 1, disse como surgiu a ideia da produção de um robô alta-florestense para entrar na competição.

“A ideia surgiu do nosso então gerente local do Senai, Bruno Cavalcante, que foi convidado a participar com outras equipes que já existiam em Mato Grosso, sendo uma de Rondonópolis e a outra de Várzea Grande em competições que aconteceram em São Paulo e no Rio de Janeiro. Ele foi, se apaixonou pelo projeto e trouxe para nossa Unidade, tanto de Alta Floresta como de Sinop. Então, a primeira pessoa a trazer todo esse mundo da robótica aqui para o Senai foi ele”, enfatiza o professor.

“É a primeira vez que Alta Floresta participará, a equipe surgiu agora em meados de março e abril e começamos a corrida para desenvolver o nosso robô Forest Guardians, nome criado através da iniciativa dos próprios alunos que realizaram uma enquete. E como resultado de uma sugestão que homenageasse Alta Floresta e suas potencialidades. Como o projeto também exige a apresentação de um projeto social, foi optado por um nome ligado ao nosso bioma amazônico”, esclarece o professor”.

“Assim nasceu o Robô Forest Guardians, nome que utiliza palavras da língua universal e amplia o desejo, tanto meu como professor, como de toda a equipe, que almeja um projeto de reconhecimento internacional”, conclui Deric Martins.

Equipe Altaflorestense Forest Guardians

Professor: Déric Martins

Estudantes do Senai Alta Floresta e da Rede Estadual de Ensino (parceria Seduc): Gustavo dos Santos, Wellington Oliveira, Carlos Eduardo da Silva, Ellyéser Neves, Natielly Inácio, Nicolas Farias, Maria Eduarda Korzekwa, Angelo Pilger, Kethlin da Silva, Eleandro Zaura, Miguel Leandro, Thaygor Pires, Sofia Ferraz, Adriel Lucas e Emanuely Dorta. Já os técnicos são: Daniel da Silva, Taylor Santos, Amanda Macedo e Sheila Santos.

 

Acesse o nosso grupo do Whatsapp - https://chat.whatsapp.com/LSlrf7Prs9527rwKhvH9tr

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]