Terça-feira, 21 de Maio de 2024

Atualidades Segunda-feira, 03 de Outubro de 2022, 10:06 - A | A

03 de Outubro de 2022, 10h:06 - A | A

Atualidades / 4 de Outubro, Dia Mundial Dos Animais

Associação Amamos Animais conta com sua solidariedade

Projeto é constituído por voluntários e precisa de apoio da população para continuar cuidando dos animais em situação de abandono



Natalia Emanoela
Mato Grosso do Norte

O projeto surgiu há alguns anos por meio de grupo via WhatsApp, reunindo pessoas que se sensibilizaram com a situação dos animais de rua da cidade e tiveram a iniciativa de ajudar e se dedicarem a esta causa. Hoje, o projeto cresceu e continua recebendo a adesão de quem quer contribuir, ajudando esses animais a encontrarem um lar.

A Associação Amamos Animais funciona como uma rede de apoio virtual. Ou seja, não tem um lugar fixo, atende apenas pelas redes sociais Facebook e Instagram. Atualmente, atua com três lares temporários de voluntários, que abrigam os animais enquanto se busca uma adoção responsável.

Leir Ribeiro, presidente da Associação, explica como funciona esse processo: “Conforme alguns animais vão saindo, outros vem chegando, e infelizmente não temos como atender a todos os pedidos da população. São muitos gastos e não temos um local próprio, como também não temos um carro apropriado. Felizmente recebemos ajuda de algumas pessoas que acompanham o projeto. E para um desses animais receber um lar, antes ele passa pelos cuidados necessários além de ser entregue castrado e vacinado”.

O programa também vem atuando na luta contra os maus tratos aos animais. “A Polícia Civil também vem servindo de grande ajuda. Recebemos muitas denúncias de maus tratos ou acidentes envolvendo animais. Repassamos as informações e eles entram em ação. Felizmente, do mesmo jeito que existe muitas pessoas ruins por aí, também existe muita gente boa que se importa e sempre vem nos ajudar a compartilhar dessa boa ação”, explica Leir.

Projeto é constituído por voluntários e precisa de apoio da população para continuar cuidando dos animais em situação de abandono

“Sem deixar de ressaltar que nós somos uma associação, não uma ONG, somos um grupo de pessoas voluntárias, que atua por conta própria e necessita muito de ajuda da população. Hoje, por exemplo, estamos sem ração para alimentar nossos lares, nosso ponto para receber doação de ração fica no Hotel Mato Grosso, rua H2, centro. Também recebemos via PIX, qualquer quantia já faz toda a diferença. As informações estão na nossa página do Facebook (Amamos Animais) e também no Instagram (amamosanimais.af), onde também compartilhamos fotos dos bichinhos que estão prontos para receber um lar”, esclarece a presidente do projeto.

“Quando a gente pensa em comemorar o dia dos animais, logo imagina um animal doméstico, como um gato, um cachorro, um peixe ou até mesmo uma tartaruga, e não podemos nos esquecer daqueles que também fazem parte da nossa sobrevivência. A associação Amamos Animais vem para lembrar que eles precisam da nossa atenção e carinho. Uma ação solidária para com o Município de Alta Floresta”, aponta.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]