Sábado, 25 de Janeiro de 2025

Atualidades Sexta-feira, 23 de Agosto de 2024, 08:17 - A | A

23 de Agosto de 2024, 08h:17 - A | A

Atualidades / Educação

DRE de Alta Floresta comemora 1º colocação no IDEB em MT

DRE em Alta Floresta, classificada na primeira posição, com várias escolas se destacando na avaliação do IDEB



Ilson Machado
Mato Grosso do Norte

O trabalho executado pela Diretoria Regional de Educação - DRE - de Alta Floresta, que agrega os municípios do núcleo regional, teve os esforços de profissionais como diretores, coordenadores, professores e demais servidores do setor, recompensados com o anúncio dado pelo governador Mauro Mendes, durante o encontro com os profissionais, que destacou o nome das 5 DREs primeiras colocadas na aprovação do IDEB.

O governador chegou a fazer um suspense na hora de anunciar a primeira colocada, e para surpresa e emoção dos representantes do município, o governador disse em alto e bom som; “a primeira colada é Alta Floresta!”.

O governador não disfarçou sua alegria de constatar a evolução educacional de Mato Grosso, que conquistou um lugar de destaque no ranking nacional. “Em 2019 éramos o 22º colocado no IDEB entre os 127 municípios mato-grossenses e em 2023 chegamos a 8ª posição”, disse o governador.

Na DRE em Alta Floresta, classificada na primeira posição, o clima é de muita alegria e comemoração. Claiton Perim, diretor da Diretoria Regional de Educação, depois de fazer agradecimento a todos que, contribuíram para este mérito, disse que, ser eleita como a DRE primeira colocada no IDEB, é um êxito que tem de ser compartilhado. E ressalta que foi uma luta de Davi e Golias, porque muitas DREs, com grande logística, estiveram participando, como é o caso da DRE de Sinop, que empatou com Alta Floresta no quesito proficiência, mas perdeu na taxa de participação.

“A gente sabia que tínhamos tido uma evolução sim, mas não era o que esperávamos, porque sair do 19º colocado no Ensino Médio, para o 8º lugar, é muito gratificante. E o que nos deixa mais felizes ainda é porque Mato Grosso foi o segundo Estado que mais cresceu no desenvolvimento da Educação. Então, isso é fantástico!”, avalia Clailton Perim.

Os critérios formatados para o ranking das Diretorias Regionais de Educação de Mato Grosso, destacam índices importante que devem ser avaliados, devendo a média ficar acima de 80%. Caso for menos, a DRE sequer pontua. Nas normas são avaliados no curriculum escolar: português, matemática, taxa de participação, taxa de aprovação e evasão.

As séries avaliadas pelo Sistema Nacional da Educação Básica – SAEB- são do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio.

Em Alta Floresta, quem se destacou pelas notas acima da média do estado, foram as escolas de Ensino Fundamental: Jaime Veríssimo da Campos (JVC), Escola Municipal Professor Benjamim de Pádua, Escola Municipal Castelo Branco, Escola Municipal Jardim das Flores, Escola Municipal Professora Vilma Dias da Silva Freitas e Escola Cecília Meireles.

Já as escolas de Ensino Médio foram: Jaime Veríssimo da Campos (JVC) e Escola Militar Dom Pedro ll.

Como prêmio pelas 05 primeiras colocações, as DREs vão poder enviar 02 membros para participar junto com os alunos de maior proficiência das escolas primeiras colocadas, da Coordenação, do segundo intercâmbio Mato Grosso, que será realizado na Inglaterra do qual participarão 100 alunos das regiões vencedoras do IDEB.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]