Quinta-feira, 03 de Outubro de 2024

Atualidades Segunda-feira, 24 de Outubro de 2022, 09:02 - A | A

24 de Outubro de 2022, 09h:02 - A | A

Atualidades / Hospital regional de AF

Empresa responsável pela obra deve contratar 40 trabalhadores do Nordeste

As 40 vagas disponibilizadas pela empresa são para trabalhadores da Construção Civil



Natalia Emanoela Varela
Mato Grosso do Norte

Em Alta Floresta a oferta de empregos continua em alta. De acordo com Valdecir Pires, Coordenador do SINE- Sistema Nacional de Emprego- no município- no mês de agosto haviam três mil vagas em aberto no registro do órgão. Atualmente, houve uma redução, mas ainda há 80 vagas disponíveis.
“O SINE se encontra aberto com 80 vagas em diversas áreas, tanto com qualificações ou sem qualificações, com em experiência e também sem experiência. Estamos tendo problemas com as empresas atualmente pois elas disponibilizam as vagas e não conseguimos mão de obra”. observa Valdecir.
Na avaliação do coordenador do Sine, esse quadro de ofertas de empregos disponíveis no sistema do Sine, é o reflexo do bom momento econômico da cidade.
“Uma cidade onde esse sistema é pouco procurado é porque a cidade vai bem. Aos interessados que procuram entrar ou voltar ao mercado de trabalho hoje, estamos com várias oportunidades. Recebemos há pouco na área da construção Civil, uma empresa que precisa de 40 serventes e no momento não temos estas pessoas”, exemplifica.
A empresa que está necessitando fazer estas contratações é a empreiteira Lotufo, responsável pela obra de construção do hospital regional de Alta Floresta, que contratará 40 serventes para trabalhar na obra do hospital.
De acordo com Valdecir, a empresa planeja trazer estes trabalhadores da região Nordeste- mais provável que seja do Maranhão- porque não conseguirá fazer as contratações com pessoas de Alta Floresta e cidades circunvizinhas.

Uma das dificuldades das empresas de fora que se instalam no município, conforme Valdecir, é uma divergência na realidade de valores salariais, em comparação ao valor da mão de obra de Alta Floresta, com o mercado de fora de Mato Grosso.
Para ele, as empresas de Alta Floresta pagam salários mais alto do as que vem de fora se instalar no município. E este pode ser um dos fatores das dificuldades destas empresas em preencher seus quadros de servidores. “As empresas de foram tem mais dificuldade de conseguir. Falta se adaptar a realidade do município, porque o salário é abaixo da média local”, observa.
Ele explica que a intermediação de mão-de-obra feita pelo Sine, visa colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho. Tanto para o trabalhador quanto para o empregador.
Dicas - Um importante papel desse serviço é de prestar informações ao trabalhador, sobre o perfil profissional exigido pelas empresas, a importância da postura profissional, a necessidade de desenvolvimento pessoal e profissional contínuo; os meios existentes para busca de emprego; documentação necessária, ou mesmo orientações sobre como elaborar um currículo ou se portar em uma entrevista.
O coordenador também conta que com o uso da internet hoje em dia é possível buscar capacitação em diversas áreas. E que até a carteira de trabalho que antes precisava-se física, atualmente pode ser facilmente utilizada de maneira digital, basta informar o CPF.

Comente esta notícia

Rua Ivandelina Rosa Nazário (H-6), 97 - Setor Industrial - Centro - Alta Floresta - 78.580-000 - MT

(66) 3521-6406

[email protected]